O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/11/2015

Nara Santos

Escritora, musicista, compositora, dançarina e teatróloga. Uma artista completa. Atua também como pesquisadora da cultura popular.
Data de publicação: novembro 3, 2015

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 12 de setembro de 1968

Formação acadêmica: Graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e inglesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestrado em Literatura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós graduação na Arte de Contar Histórias pela Faculdade do Distrito Federal – FAC-DF

Atividades artístico-culturais: compositora, contadora de histórias, estudante de percussão, brincante de cultura popular, pesquisadora de dança dos povos e atriz.

CDs: Meu Quintal; Roda Gigante; Eu passarinho; Voando no Meu Quintal

Contatos:
Whats’App: 83 9 8890-1209
Facebook: Nara Santos / Meu Quintal
Instagram: @bandameuquintal
@narasantospb

Filha da escritora e poetisa Dora Limeira com o maestro Pedro Santos, Nara Limeira Ferreira dos Santos , de nome artístico Nara Narradora, ou Nara Santos, é o que se pode chamar de artista plural. Seu currículo vasto, com destaques para a música, poesia, dança, canto e teatro impressiona críticos e admiradores. Participou de vários eventos onde apresentou trabalhos com poesia e literatura infantojuvenil.
Nara também é mediadora de leitura, foi ela quem idealizou e coordenou, por quatro anos, o projeto Palavra Plantada, na Bica – Parque Arruda Câmara, em João Pessoa. Dedicou-se também a ministrar oficinas de leitura nos bairros de João Pessoa através da Fundação de Cultura de João Pessoa (FUNJOPE), com destaque para o Bairro Mandacaru e Comunidade do Timbó. Contribuiu como colunista para os jornais A União e Contraponto e para vários portais, escrevendo sobre cultura.
No teatro, participou de oficinas com Antônio Cadengue (UFPE), Vinícius Arneiro (SESC – RJ), Karen Mantti (SESC – Cia do Tijolo/SP), André Paes Leme (Sesc – RJ); foi selecionada em 2011 para a mostra Leituras em Cena do Sesc de João Pessoa. Participou do Grupo de Encenações Poéticas Teatrália (1998 a 1999), colaborando com a sonoplastia nas montagens do trabalho sobre as obras poéticas de Eulajose Dias de Araújo, Lau Siqueira e coletânea de autores brasileiros. Em 2010, retomou ao Grupo de Encenações Poéticas Teatrália com a montagem do trabalho “Ensaios fotográficos”, sobre a poesia de Manoel de Barros, o qual apresentou no Circuito das Praças em João Pessoa. Participou ainda do Sarau Café em verso e prosa, de Suzi Lopes (2010 e 2011), do Projeto Palco Giratório SESC-João Pessoa/Festival de Poesia Encenada, abril/2011 e da Semana de Letras da UFCG – Campus Cajazeiras (2011). Em 2014, o grupo montou O cancioneiro dos loucos, de Dora Limeira e uma coletânea de contação de histórias de autores paraibanos.
Tem experiência com danças populares no Grupo Folclórico do SESC – João Pessoa, com Danças Circulares, tendo curso de formação de focalizadora e experiência na Prefeitura Municipal de João Pessoa. É pesquisadora de cultura popular e integrante da agremiação carnavalesca Tribo Indígena Tupinambá, do bairro de Mandacaru, onde atua como dançarina de ritmos indígenas, além do grupo de ciranda e coco de roda.
Na música, foi integrante do Coral Universitário da Paraíba por dois anos, sob a regência do maestro Eli-Eri Moura e do Coral Voz Ativa por seis anos, sob a regência do maestro Luiz Carlos Otávio. Participou como vocalista de vários CDs de artistas paraibanos, com destaque para Cacá Ribeiro, Gláucia Lima e Luizinho Barbosa.
Em 2015, lançou o CD Meu Quintal, primeiro da banda de mesmo nome da qual faz parte. As memórias afetivas do quintal de casa foram as suas fontes de inspiração para esse trabalho que traz a mistura das cantigas de ninar com os sons nordestinos, e as batidas indígenas. Em 2023, com 8 anos de existência, a banda Meu Quintal já possui quatro CDs e um single que podem ser ouvidos no spotify e outras plataformas on-line.
Nara também é integrante do Coletivo Jaraguá, um grupo de pesquisa em cultura popular.
Como contadora de histórias, Nara Santos aceitou o seu primeiro desafio de se apresentar em público a convite da amiga Marília Arnaud ao lançar o seu primeiro livro infantil em 2013. Contou a história ‘Salomão, o elefante’, e não parou mais.
Dentre os seus principais projetos, Nara destaca o circuito em escolas públicas e privadas, assim como praças públicas de João Pessoa-PB. Os projetos junto à prefeitura de João Pessoa, fruto de editais de fomento à cultura são oportunidades muito ricas de inserção da literatura para as crianças, professores e comunidade.
Nara Santos entrelaçou as atividades de contadora de histórias e compositora. Começou a compor músicas autorais para as histórias e a contá-las em suas apresentações. Já possui um repertório com mais de 30 canções, quatro CDs gravados com a Banda Meu Quintal (@bandameuquintal e Facebook/Spotify Meu Quintal) – todas infantis para crianças de zero a 99 anos (risos).

Formada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Nara Santos é mestra em literatura brasileira desde 2002. Também pós graduada na Arte de Contar Histórias pela FAC-DF, Faculdade do Distrito Federal.  Aproveita o gosto por músicas populares para dialogar com o público. Incorporou as técnicas de música, teatro, percussão e ritmo para incrementar suas apresentações, tornando-as bem mais ricas e interativas. Nara Santos acredita que “a contação de história é como a imaginação: não há limite de tempo e espaço para acontecer, assim como não há limite de idade para ser apreciada”. E complementa: “A literatura é um direito humano, portanto, com este trabalho pretendemos contribuir com o acesso e fruição desta importante ferramenta de conhecimento e diversão”.
Nara não está sozinha. Em eventos realizados em universidades e centros culturais, apresenta-se com a Banda Meu Quintal, outras vezes com contadoras (es) de histórias, como Beth Lins, Fernanda Ferreira, Victor Alves, Renálide Carvalho, Dayane Bezerra, Ana Valentim, Rosa Karenina e Grupo Castelo de Histórias. E ainda com músicos (as) convidados (as), como Ana do Vale, Eliza Garcia, Clara Bione, Ivo Limeira, Renato Oliveira, Igor Limeira , Escurinho, dentre outros. Para Nara, “o melhor de tudo é o encontro, a experiência humana e a diversão que a literatura proporciona junto com a música. Sou muito grata a todas (os) parceiras (os)”.

Fontes:
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/roda-de-leitura-tera-nara-limeira-nesta-quarta/
http://semanadeturismo.weebly.com/sala-de-imprensa.html
https://www.facebook.com/nara.limeira.5
http://www.oguiadacidade.com.br/portal/resultadoestado.php?busca=471986
http://giulienymatos.blogspot.com/2020/05/nara-santos-de-joao-pessoa-contadora-do.html
https://www.instagram.com/bandameuquintal/
https://meuquintal.bandcamp.com/
Nara Santos em entrevista para Ivanhia Kelly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *