O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/05/2017

Kennel Rógis

Cineasta, fotógrafo e roteirista paraibano. Diretor dos premiados curta-metragens "Travessia" (documentário) e "Sophia" (ficção). Coordenador do Festival Curta Coremas, um dos principais do Nordeste no circuito curtametragista.
Data de publicação: maio 29, 2017

Kennel Rógis

Naturalidade: Coremas – PB

Nascimento: 05 de setembro de 1989

Atividades artístico-culturais: Cineasta, fotógrafo e roteirista.

Formação: Graduado em Administração pela UEPB.

Atividade/exercício-profissional: Cineasta, Roteirista, Diretor de Fotografia, Produtor Cultural e gestor da Gravura Filmes, produtora de audiovisual.

E-mail: kennelpaulino@gmail.com

Facebook: http://facebook.com/kennel.rogis

Filmografia:  Diretor e roteirista em “Chega” (2016), videoclipe da música de Mart’nalia; “Farpado” (2016), vídeo experimental ; “Escravos do Medo” (2015), Videoclipe; “Sophia” (2013), curta-metragem de ficção; “Travessia” (2011), curta-metragem de documentário; “Águas de Março” (2009), videoclipe experimental.

Diretor de fotografia em: “Escolhas” (RJ, 2017), curta-metragem de ficção;  “Latossolo” (BA, 2016), curta-metragem de documentário; “Manancial” (PB, 2015), curta-metragem, de ficção; “Gangarras, Ontem e Hoje”(PE, 2015), curta metragem de documentário.

O primeiro contato que Kennel Rógis teve com produção audiovisual foi através das oficinas do projeto de extensão da UFPB ViAção Paraíba, conduzido pelo cineasta Torquato Joel, a quem ele considera seu mentor artístico. Foi a partir dessa experiência que ele teve contato direto com o processo de realização cinematográfica e se sentiu estimulado a “fazer cinema na prática”.

Em 2011, Kennel lançou “Travessia”, curta-metragem aprovado no Edital Microprojetos Mais Cultura para o Semiárido Brasileiro, do Governo Federal. Com este documentário, participou de vários festivais de cinema pelo país, conquistando 9 prêmios. Também em 2011, idealizou e coordenou a primeira edição do Festival Curta Coremas, evento que se consolidou como um dos mais expressivos festivais de cinema de curta-metragem do Nordeste.

Em 2013 lançou o curta-metragem “Sophia”, sendo exibido em importantes festivais nacionais e internacionais e tendo conquistado mais de 30 prêmios, entre eles o Troféu Cine França Brasil de Melhor Curta Nacional 2014, concedido pelo governo francês no Curta Brasília, o qual lhe rendeu o convite para uma sessão especial na Cinemateca Francesa, em Paris, no ano de 2015. Sobre o prêmio e o reconhecimento no exterior, Kennel destacou a temática e a linguagem universal do cinema como pontos fortes do seu filme.

“É uma satisfação muito grande ter um filme rodado no interior do Brasil, por gente que mora no interior, sendo exibido tão longe, isso mostra a pluralidade do nosso audiovisual, reafirmando que é possível fazer bons filmes e contar histórias bacanas em qualquer parte do mundo. Sophia rodou o Brasil inteiro e emocionou muitas pessoas. O filme tem uma linguagem bem universal, espero que o público europeu também seja tocado!”, comemorou.

Kennel foi o vencedor do Prêmio Vivo de Melhor Videoclipe no Festival de Clipes e Bandas 2016, em São Paulo, com sua versão do clipe “Chega”, de Mart’nalia.  Ainda em 2016, foi selecionado para o Los Angeles Brazilian Film Festival, maior festival de cinema brasileiro fora do Brasil, levando “Sophia” a Hollywood.

Ministra oficinas de linguagem e realização cinematográfica pelo país. Trabalha também na cobertura audiovisual de eventos e festivais de cinema.

 

Fontes: www.gravurafilmes.com.br

http://facebook.com/kennel.rogis

http://www.curtacoremas.com.br/

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20150503163637&cat=cultura&keys=filme-paraibano-sophia-tera-sessao-especial-paris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *