O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/08/2017

Juliana Steinbach

Pianista internacionalmente reconhecida. Já se apresentou como solista com orquestras como a Orquestra Filarmônica de Nice (França), a Orquestra Sinfônica de Budapeste (Hungria), Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Rundfunk Blasorchester Leipzig (Alemanha).
Data de publicação: agosto 17, 2017

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 02/08/1979

Atividade artístico-cultural: pianista

A pianista iniciou seus estudos no piano aos 6 anos no Conservatoire à Rayonnement Régional de Lyon, na França. Aos 17 anos entrou para classe dos professores Bruno Rigutto e Pierre-Laurent Aimard no Conservatoire national supérieur de musique et de danse, de Paris.

Depois dos primeiros anos de formação, foi aluna da pianista americana Christine Paraschos. Em seguida, estudou no Conservatório de Paris (NMSC) com Bruno Rigutto e Pierre-Laurent Aimard; obteve o Primeiro Prêmio de piano e de música de câmara e foi admitida em 2002, por unanimidade, no programa de pós-graduação como aluna de Jacques Rouvier. Nesta ocasião, foi premiada pela Alfred Reinhold Foundation com um piano de cauda Blüthner. Recebeu prêmios no Concurso Internacional de Jovens Pianistas em Meknes (Marrocos, 1996) e no Concurso Internacional Artlive, em São Paulo. Na França, Juliana recebeu o Prêmio Flame, a Bolsa de Música do Zonta International, o Primeiro Prêmio e o Prêmio Especial do Fórum Musical de Normandie.

Juliana se apresenta regularmente nas grandes salas de concerto de Paris e em outros grandes palcos europeus. Já se apresentou como solista com orquestras com a Orquestra Filarmônica de Nice, a Orquestra Sinfônica de Budapeste, Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Rundfunk Blasorchester Leipzig.

Sua discografia inclui – além de dois discos com obras para piano solo de Debussy e Mussorgsky – cinco gravações de música de câmara, com obras de Brahms, Shostakovich, Messiaen, Fauré, Franck, Ravel e Schumann, gravações produzidas entre 2001 e 2009 na França e na Alemanha.

Fontes:

https://www.rioaliancafrancesa.com.br/artigos-eventos-realizados/394-juliana-steinbach

https://pt.wikipedia.org/wiki/Juliana_Steinbach

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *