O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/01/2024

Helinho Medeiros

Compositor, arranjador, pianista, sanfoneiro e produtor musical.
Data de publicação: janeiro 22, 2024

Naturalidade: João Pessoa-PB                                                  

Atividade artístico-cultural: compositor, arranjador, pianista, sanfoneiro e produtor musical

Formação Acadêmica: graduação em Música pela Universidade Federal da Paraíba (2008-2011)

Facebook: https://www.facebook.com/helinhomedeiros/     

Instagram: https://www.instagram.com/helinhomedeirosoficial/           

Twitter: https://twitter.com/helinhomedeiros  

YouTube: https://www.youtube.com/@HelinhoMedeiros

Natural de João Pessoa-PB, Helinho Medeiros iniciou seus estudos na música aos nove anos na Escola Antenor Navarro, onde cursou dois anos do curso de extensão, mas foi aos dezesseis anos quando começou a estudar com o músico, compositor e maestro João Linhares, que descobriu o universo da harmonia e da improvisação. A partir daí, passou a fazer parte do cenário musical da cidade tocando e gravando com muitos artistas do cenário local e nacional. Em 1997, viajou à Europa em turnê com o cantor e compositor Golinha Miranda, tocando em vários países, inclusive no renomado Montreux Jazz Festival na Suíça.

Participou de três edições do “FENARTE – Festival Nacional de Artes”, realizado em João Pessoa; em 1998 com Adeildo Vieira e também com Milton Dornellas, em 1999 com João Linhares e também com o grupo Jaguaribe carne e em 2000 com o saxofonista e maestro Nailôr Azevedo. Em 1999, participou do CD comemorativo do movimento cultural “Folia de Rua”, com a participação de vários artistas renomados como, Elba Ramalho, Chico César, Genival Lacerda, Renata Arruda, Marinês, Roberta Miranda, entre outros. Participou em 2001 do “II Paraibass – Encontro de contrabaixistas”, acompanhando o músico Artur Maia. Em 2002, gravou o CD do Jaguaribe Carne “Vem no Vento”, com a participação de Lenine, Chico César, Elba Ramalho, Elomar, Xangai, Bráulio Tavares, Vital Farias, Célio Barros, João Linhares, Lula Queiroga, Quinteto da Paraíba e JPsax, nesse mesmo ano participou do encontro nacional de saxofonistas, promovido pela “Weril – Instrumentos musicais”, acompanhando o Saxofonista Léo Gandelman. Também participou do “Curso de técnica Pianística” do professor e Maestro José Alberto Kaplan, promovido pelo departamento de música da UFPB. Em 2003, foi convidado a integrar o cast artístico do Navio Funchal em cruzeiros na costa do Nordeste Brasileiro com parada em Fernando de Noronha. A partir desta experiência foi convidado a tocar no navio Pacific da empresa espanhola Pullmantur, onde atuou durante 11 meses em cruzeiros pelo caribe, com parada nas Ilhas Virgens Americanas, além da República Dominicana, Guadalupe e Puerto Rico. No período de 2004 a 2011 foi pianista, arranjador e assistente de direção musical da WME Entertainment, empresa que administra o entretenimento dos Navios de Cruzeiros da CVC na costa brasileira. Ministrou uma oficina de música promovida pela FUNJOPE – Fundação de Cultura do Município, em 2006, juntamente com os professores, Léo Meira (guitarra), Sérgio Gallo (contrabaixo), Chiquinho Mino (percussão), Beto Preah (bateria). Participou em 2007 do encontro internacional de saxofonistas, promovido pela YAMAHA, no Conservatório de Tatuí-SP, com o JPsax. Em 2008, foi convidado para participar da Orquestra Sinfônica da Paraíba em concertos especiais com a participação de Fafá de Belém, Arnaldo Antunes, Ângela Rô Rô e Genival Lacerda, como pianista.

Em 2011, foi regente assistente do Coral Vozes da Infância da Casa das Artes da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Assistente do Maestro Elias Moreira, nesse mesmo ano tornou-se diretor musical do Grupo Flamenkinho, que mescla o Flamenco e o Jazz com temperos Brasileiros, além de integrar como pianista o Grupo JPsax. É integrante fundador do Remandiola trio, juntamente com o Baterista Dennis Bulhões e o contrabaixista Rainere Travassos, com quem desenvolve o projeto “Música na Sexta”, numa realização em conjunto com o Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. 

   Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes: 

https://www.reverbnation.com/helinhomedeiros

https://www.escavador.com/sobre/5395709/helio-giovanni-medeiros-da-silva

https://www.blogger.com/profile/07936840584688383173

https://www.radiodiariopb.com.br/mdpb-musica-da-parahyba-recebeu-helinho-medeiros-em-entrevista-exclusiva-ouca/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *