O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/09/2018

Grupo Graxa de Teatro

O Grupo Graxa de Teatro tem como forte característica o teatro de pesquisa, autoral, com foco na corporeidade do ator, na exploração do espaço e na experimentação de soluções criativas.
Data de publicação: setembro 18, 2018

Município: João Pessoa – PB

Ano de criação: 2005

Contato: (83) 99860-1400

Facebook: https://www.facebook.com/grupograxadeteatro/

Instagram: https://www.instagram.com/grupograxa/

 

Espetáculos: Olga Benário Prestes, com direção de Fernando Teixeira; Déjà Vu, com direção de Antônio Deol; Faz de Conta, com direção de Ingrid Castro e Joht Cavalcanti; Entre Quatro Paredes, com direção de Antônio Deol; A Paixão da Sagrada Família, com direção de Antônio Deol e Cely Farias; Do Outro Lado da Chuva, com direção de Joht Cavalcanti; “A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só” e “Travessia” com direção de Cely Farias.

 

O Grupo Graxa de Teatro, fundado em 2005, é hoje composto pelos atores e atrizes: Cely Farias, Ingrid Castro, Joht Cavalcanti, Kassandra Brandão e Marcelo Marques, além do iluminador Erivanilson Lima. Tem como forte característica o teatro de pesquisa, autoral, com foco na corporeidade do ator, na exploração do espaço e na experimentação de soluções criativas diante dos aspectos técnicos do espetáculo. Sendo assim, preocupa-se com a formação acadêmica de seus membros, dentre os quais arte-educadores, especialistas em Representação Teatral e mestres em Artes Cênicas.

Em janeiro de 2018 o grupo estreou “Travessia”, no Theatro Santa Roza, em João Pessoa-PB, dentro do Circuito Cardume, Festival realizado pela Fundação Espaço Cultural – Governo do Estado da Paraíba, em única apresentação.

Antes da estreia, quando ainda estava em processo de montagem, o espetáculo participou da Mostra Internacional de Artes Integradas (MARTE) no formato de cena curta e em março de 2018 do Festival de Monólogos do Espaço Soul de Teatro, em Recife-PE, onde teve indicações de Melhor Atriz e Melhor Espetáculo. No mesmo mês integrou a programação da Mostra Matriz, mostra feminina de teatro promovida pela FUNESC-PB, com apresentação na cidade de Belém-PB. No dia Mundial do Teatro, foi o espetáculo convidado pelo Núcleo de Teatro Universitário – UFPB / Teatro Lima Penante para compor a programação comemorativa.

Em abril de 2018 iniciou sua primeira temporada no Teatro Lima Penante. Monólogo fruto de uma construção colaborativa, “Travessia” retrata “Uma mulher perdida entre suas lembranças revive poeticamente algumas situações que aconteceram em sua vida e tenta de alguma forma fazer as pazes com o seu passado, o qual é representado ora por objetos, ora por sons, ora por imagens. Com cada um desses elementos ela se relaciona de uma forma diferente. Eles vão além da sua forma concreta, provocando um encadeamento de emoções e sentimentos, num processo cíclico de desconstrução e reconstrução, onde a própria personagem, e todas as mulheres que ela representa, se refaz, se reencontra e segue livre, sem amarras, sem culpas e sem dor.” e tem a direção de Cely Farias, a dramaturgia de Kassandra Brandão, com a colaboração de Joht Cavalcanti, música de Matteo Ciacchi e desenho de luz de Fabiano Diniz.

Fonte:

Assessoria do Grupo Graxa de Teatro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *