O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/11/2016

Gérard Hostein

Maestro e trompetista. Formou o Quinteto Brassil e regeu o Grupo de Metais Nordeste. Foi o primeiro músico a tocar trompete na Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Data de publicação: novembro 30, 2016

Naturalidade: Paris – França / Radicado em João Pessoa – PB

Nascimento: 10 de setembro de 1953

Atividades artístico-culturais: Maestro e trompetista

Atividade exercício-profissional: Professor

Facebook: https://www.facebook.com/gerard.hostein.1

Gérard Hostein foi atraído aos 8 de idade pelo trompete. Em 1976, estudou no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, participou da Orquestra Filarmônica de Estrasburgo e da Banda Principal das Tropas Marítimas Francesas.

No ano de 1978, mudou-se para o Brasil para integrar a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. No ano seguinte formou o Quinteto Brassil, em parceria com outros quatro músicos.

Em 1980, o maestro veio morar na Paraíba, a convite da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para ser professor de trompete, e também do Governo do Estado, para ser o primeiro trompetista da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Lecionando na UFPB, orientou importantes músicos paraibanos, como o Maestro Chiquito e o trompetista Glauco Xavier. Em 1983, voltou para a França, onde foi solista da Orquestra Filarmônica da Ópera de Nice durante 15 anos.

No ano de 2001, fundou a Brass Band Mediterranée, em parceria com Philippe Bleuez. O grupo francês é formado por 30 integrantes, entre crianças, músicos amadores e profissionais que utilizam apenas instrumentos de sopro e percussão, como trombone, saxofone alto e cornetas. Além de tocar, Hostein é diretor do Conservatório de Música e Arte Dramática da cidade de Antibes, na França.

Em 2013, o maestro retornou à Paraíba especialmente para reger o Grupo de Metais Nordeste, formado por integrantes do Departamento de Música da UFPB. O concerto fez parte das atividades de comemoração ao aniversário de 35 anos da Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB) e da disciplina de Instrumentos de Metais, do curso de Música da instituição. No evento, Gérard realizou uma Master Class para alunos de trompete, tromba, trombone e tuba.

Fontes:

http://www.adufpb.org.br/site/concertos-marcam-aniversario-da-adufpb-na-proxima-semana/

http://www.adufpb.org.br/site/grupo-de-metais-nordeste-se-apresenta-neste-sabado-com-regencia-de-gerard-hostein/

http://programapalcobrasil.blogspot.com.br/2015/10/glauco-xavier-no-prdiaograma-palco.html

http://www.tvsantaluzia.com/2015/05/maestro-chiquito-no-programa-palco.html

http://www.wscom.com.br/entretenimento/noticias/musica/+sexteto+brassil+e+grupo+de+metais+nordeste+realizam+concerto+na+ufpb-158869

http://www.sertao1.com/2015/?r=site/noticia&id=3190#.WD1wH7IrKu4

http://sitemap.dna.fr/articles/200905/03/il-fait-briller-les-cuivres,region,000000815.php

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *