O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/04/2016

Damião

Localizado no Curimataú Paraibano. Sua historia começou na primeira metade do século XVII. A região oferece grande potencial para o turismo rural.
Data de publicação: abril 26, 2016

Localização: Curimataú Paraibano

Limites geográficos municipais: Barra de Santa Rosa, Casserengue, Cacimba de Dentro, e Cuité.

Área territorial: 185,685 km²

População: 5.195 hab. IBGE/2014

Gentílico: Damiaoense

Distância da capital João Pessoa: 200 km

Acesso a partir de João Pessoa: BR 101/230

Data da emancipação política: 29 de Abril de 1997

Configurações geomorfológicas: O município de Damião está inserido na unidade geoambiental dos Serrotes, Inselbuergues e Maciços Residuais. As áreas dessa unidade situam-se em altitudes de (200 a 500) metros, compreendendo elevações geralmente formadas por grandes penhascos rochosos, que ocorrem em algumas áreas das planícies dos sertões de Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Nos piemontes dessas elevações são frequentes os solos profundos e de alta fertilidade natural.

Altitudes: 602 m

Vegetação: vegetação é de Caatinga Hipoxerófila, com pequenas áreas de Florestas Caducifólia

Hidrografias: Bacia hidrográfica do Rio Curimataú.

Economia: Agropecuária e agricultura.

História do município:

Sua historia começou na primeira metade do século XVII, mais precisamente entre os anos de 1860 e 1870 épocas que alguns retirantes fugindo da seca no sertão paraibano se deslocavam para a região do brejo, porém entre os menos favorecidos também vinham pessoas com poder aquisitivo maior, bem como os Senhores Cosme e Damião que chegaram nesta época trazendo consigo um rebanho de animais.

O senhor Cosmo construiu uma cabana onde hoje se denomina Sítio Olho D´água é possível ainda, encontrar ainda um morro denominado ‘‘Serrote do Cosme’’ e ‘‘Capoeira do Cosmo’’, pois foi justamente neste local que ele realizou sua primeira plantação. O seu irmão foi um pouco mais adiante, precisamente as margens de uma lagoa que hoje é conhecida como ‘‘Lagoa de Nico’’ onde também, ergue uma cabana. Ele era casado e sua família era bastante acolhedora, pois quem os visitava tinham o prazer de ali retornar. Nos finais de semana e feriados sua casa era bastante visitada por pessoas que buscavam algum tipo de suprimento alimentar, quando algumas pessoas se encontravam no meio do caminho uma perguntava para outra: – ‘‘Donde tu vem’’? A outra respondia: – ‘‘vem lá de Damião’’, isso virou hábito e consequentemente o nome da cidade.

Não se têm registros oficiais destas famílias, pois as mesmas estiveram nesta região por algum período de tempo, porque quando houve melhorias nas condições climáticas no sertão, os mesmos retornaram ao seu rincão, com relação às terras como eles não tinham posse legal acabaram por abandoná-las. Como eles abandonaram as terras isso atraiu outras famílias para aquela localidade e é claro aos poucos foi povoando-se cada vez mais, outras famílias para aquela localidade de distrito administrativo de Barra de Santa Rosa.

Em 1948 passou a habitar nesta localidade o Senhor Professor João André dos Santos (in memoriam), vindo da cidade de Solânea – PB; popularmente conhecido como seu Nino, o mesmo deu início a um processo de alfabetização que por toda sua existência fez questão de levar muito a sério.

O Senhor Nino por não ter onde trabalhar utilizava uma pequena capela localizada no Sítio Cabaceiro onde cobrava cinco mil réis como ajuda para comprar querosene para o um lampião de dois bicos que iluminava o ambiente, essa capela fica distante cerca de três quilômetros de onde hoje funciona o paço municipal, portanto, o primeiro professor desta região, também lutou e conseguiu a construção da primeira Escola do município denominada ‘‘Alexandre Diniz da Penha’’, construída na gestão do Prefeito José Ribeiro Diniz (Zé Diniz). Foi também o primeiro escrivão do cartório de registro de pessoas naturais, mesmo sem ter onde trabalhar, o mesmo, utilizava sua residência para desenvolver seus trabalhos de cartorário. Sua emancipação proporcionou-se no Dia 29 de Abril de 1994, sendo sua instalação no Dia 01 de janeiro 1997.

Turismo: A região oferece grande potencial para o turismo rural.

Manifestações do município: Festa da padroeira Nossa Senhora de Fátima.

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dami%C3%A3o

http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/DAMI070.pdf

http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=250535&search=paraiba|damiao|infograficos:-historico

http://www.damiao.pb.gov.br/historia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *