O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/08/2019

Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena

A Cia Boca de Cena é uma é uma instituição não governamental especializada na pesquisa, documentação e fomento ao teatro de bonecos na Paraíba.
Data de publicação: agosto 22, 2019

Naturalidade: João Pessoa – PB

Criadores: Artur Leonardo e Eurismar Cavalcante

Fundação: 16 de outubro de 1996

Facebook: https://www.facebook.com/Cia-de-Teatro-de-Bonecos-Boca-de-Cena-400535906705403/

Email: bonecosbocadecena@gmail.com // ciabocadecena@gmail.com 

Contatos: (83) 99974-7059 / (83) 9 8892 5350/ Artur Leonardo e Amanda Viana

Fundada dia 16 de outubro de 1996 por Artur Leonardo e Eurismar Cavalcante,que posteriormente deixou o grupo, a Cia Boca de Cena é uma é uma instituição não governamental especializada na pesquisa, documentação e fomento ao teatro de bonecos  na Paraíba. Através das suas pesquisas a ONG, que também é um grupo artístico, busca apresentar ao público a diversidade cultural do teatro de animação. Além disso também desenvolve projetos e ações voltadas para o incentivo e reconhecimento dessa arte popular como um bem cultural, unindo o contemporâneo e a tradição com o propósito de estimular a dinamicidade de um processo de preservação do teatro de bonecos popular através de novas tecnologias. O grupo realiza apresentações artísticas em ruas, teatros e espaços alternativos, montagens de espetáculos teatrais com bonecos, oficinas didáticas, entre outras atividades. Com sede localizada em Mandacaru, em João Pessoa- PB, a Cia Boca de Cena é um dos principais grupos artísticos da Paraíba, sendo o único que trabalha especialmente através da animação com bonecos.

A Companhia já realizou diversos intercâmbios culturais com outros grupos de teatro de bonecos nacionais e internacionais, a exemplo do Mamulengo sem fronteiras, do Distrito Federal, e alguns do Sul da Alemanha.

No âmbito patrimonial, a Cia Boca de Cena, por meio do trabalho de coordenação de pesquisa de Amanda Viana, que é atriz e produtora do grupo, também deu suporte, em âmbito da Paraíba, no trabalho de registro do teatro de bonecos como patrimônio cultural do Brasil. Também foram desenvolvidos pelo grupo projetos na educação, como o Projeto Bonecos na Escola que tem por objetivo levar arte popular do teatro de bonecos para dentro do ambiente escolar, possibilitando o acesso direto de crianças e adolescentes ao universo artístico e didático, desenvolvido pela Cia em seus espetáculos. Com tanto tempo de existência já foram realizadas mais de 30 montagens, a exemplo do Colcha de Retalhos, O Auto de Babau, lê Malungo e Tem Boi no Algodão, todos sob a direção artística de Artur Leonardo.

Fruto desse trabalho, o grupo ganhou prêmios em âmbito nacional, a exemplo do Myriam Muniz de Teatro, em 2008; o Artes Cênicas na Rua (2012) e o Artes na Rua (2014), todos pela Funarte e Ministério da Cultura, como também o de Melhor Espetáculo na Festa Internacional de Teatro (Fita), realizado na cidade de Angra dos Reis (RJ), em 2008. E, o de 1º lugar no Prêmio de Boas Práticas, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo exemplo de ação de salvaguarda para o teatro de bonecos popular do Nordeste, através do Projeto Benedito e João Redondo Pelas Ruas da Cidade. 

 

Fontes:

https://www.facebook.com/pg/Cia-de-Teatro-de-Bonecos-Boca-de-Cena-400535906705403

http://bocadecenateatrodebonecos.blogspot.com/

https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/principal-grupo-de-teatro-de-bonecos-da-pb-completa-20-anos-de-atividades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *