O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/05/2016

Celene Sitônio

Artista plástica, artesã, designer de moda e estilista. Produziu desfiles no país e em diversas partes do mundo. Especializou-se em fantasias de carnaval e trajes típicos de Miss.
Data de publicação: maio 12, 2016

Naturalidade: Triunfo – PE / Radicada em João Pessoa – PB

Nascimento: 1939

Atividades artístico-culturais: Artista plástica, artesã, designer de moda e estilista.

Formação artístico-educacional: Graduada no curso de Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também concluiu cursos de Desenho e pintura, com Domenico Lazzarini, Jorge Miranda, Noemia Varela, Lígia Pape, João Câmara, Raul Córdula, Archidy Picado (1960-1966); Vitrinismo no Centro Cultural Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 1996.

Atividades exercício – profissional: Foi professora do Curso Técnico em Design de Moda (Funetec/Cefet, João Pessoa); de História da Moda e de Processo Criativo (Faculdade Anglo-Americana, Campina Grande) ministrando várias disciplinas, (desenho geométrico de observação; o processo criativo; história da indumentária ou da moda; desenho de modelo vivo; desenho estilístico e modelagem; montagem de acessórios).

Exposições Individuais: FAFI/UFPB (João Pessoa, 1965); Desenhos e pinturas (Teatro Municipal Severino Cabral, Campina Grande, 1965); Reitoria da UFPB (João Pessoa, 1966); Pintura em couro (Mercado Modelo, Salvador, 1968); Pinturas (MAAC, Campina Grande, 1971); Mostra Inaugural (Galeria Curral, Recife, 1974); Pinturas (Burleigh Heads, Gold Coast/Austrália, 2004).

Exposições coletivas: Festival de Arte Universitária (Natal, 1963); Salão Anual de Pintura de Pernambuco (Recife, 1963); Seis artistas paraibanos (Olinda, 1965); I Salão de Arte Universitária (Belo Horizonte, 1968); Feira Livre (Lions Club, Porto Alegre, 1969); I Salão de Artes Visuais (Porto Alegre, 1970); I Salão de Artistas Novos do Nordeste (Salvador, 1971); Brasil Export 72 (São Paulo, 1972); Brasil Export 73 (Bruxelas/Bélgica, 1973); Arte e artesanato do Brasil(Texas/EUA, 1976); 6th Internacional Home Furnishing (Nova York/EUA, 1976); 5th Tehran International Trade Fair (Teerã/Irã, 1977); I Mostra Internazionale(Ancona/ Itália, 1980); Bijorcha Éclat de Mode (Paris/França, 2006); Prêt à Porter Paris (Paris, 2007).

Premiações: Troféu 1º Prêmio Internacional Arch (Amaded Grutter – Design e Stilismo, Produzione in Pelle – Jesi – AN, Itália), além de muitas outras Premiações em diversos seguimentos da arte, do artesanato e da moda.

Celene Sitônio Borges Alves desde muito cedo demonstrava grande apreço pela Arte, sua família logo percebeu seu interesse e fez a sua matrícula em diferentes cursos de artes, e a presenteava com vários livros de pintura dos mais renomados autores, como Monet, Mondrian, Picasso, entre outros que intensificaram seu interesse e paixão fazendo com que a artista se dedicasse de corpo e alma ao seu trabalho.

Começou a pintar e expor seu trabalho no Brasil e em outros países, devido ao seu notório talento, foi selecionada para fazer especialização em Designer de Moda na Itália, onde fez diversos cursos na área, o que contribuiu para seu aperfeiçoamento e completa formação.

Iniciou seus estudos de desenho e pintura com Lazarini, João Câmara, Raul Córdula e outros artistas de renome nacional e internacional no antigo Departamento Cultural da UFPB, na década de 1960. Aprimorou-se com Lígia Pape e Noêmia Varela do Rio de Janeiro, grandes expoentes das artes plásticas de renome nacional e internacional.

Participou das edições do Paraíba Fashion Week como estilista convidada até o ano de 2006, e também no Salão de Negócios do São Paulo Fashion Week, em 2007. A artista produziu desfiles de moda no país e em diversas partes do mundo.

Sua vida e sonhos sempre estiveram voltados para a arte, seja como desenhista, pintora, artesã ou estilista. Realizou Consultorias nas áreas de artesanato e moda para Empresas Particulares e Órgão Públicos. Especializou-se em fantasias de carnaval e trajes típicos de Miss, desenvolvendo essa atividade há mais de 30 anos.

Quando questionada sobre qual o principal ingrediente das obras assinadas pela própria, Celene responde: “Originalidade, esse é o principal ingrediente, a busca pelo inusitado”. E ao falar sobre a receita para o sucesso, a artista diz: “perseverança, dedicação, muito trabalho, e o mais importante, acreditar no sonho”.

Fontes:

https://www.facebook.com/celene.sitonio?fref=ts

http://www.revistafashionnews.com/noticias/detalhe/id/1885

artesvisuaisparaiba.com.br/artistas/celene-sitonio/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *