O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/12/2018

CEARTE – Centro Estadual de Arte da Paraíba

O Cearte promove, como missão, o acesso ao ensino da arte, desenvolvendo ações nas áreas audiovisual, dança, literatura, música, teatro e artes visuais.
Data de publicação: dezembro 11, 2018

Município: João Pessoa – PB

Endereço: Praça Aristides Lobo, 129 – Centro – CEP: 58010-320 –– João Pessoa (PB)

Telefone:  (83) 3214-2923

Fundação: 2013

Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 07:00h até às 22:00h.

O Cearte, Centro Estadual de Arte da Paraíba, teve suas ações iniciadas em 1985, no sub-solo do Liceu Paraibano. Ali aconteceu um marco na oferta de cursos de arte pelo governo do estado. Em 1986, o Centro que começava a se formar, recebe apoio e uma estrutura mínima para funcionamento, sendo noticiada a criação do Centro de Arte-Educação, pelo jornal União, com o propósito de apoiar o ensino de arte nas escolas e dar suporte e formação profissional para professores de arte na capital e no interior.

Resistindo quando necessário, mas também ampliando suas ações quando possível, recebeu oficialmente a designação de Cenated, Centro Estadual de Arte e Ensino Fundamental e Médio, por meio do decreto nº 20.431, de 15 de junho de 1999.

Foi apenas em em 2013 que o centro assumiu a atual designação de Centro Estadual de Arte – Cearte, com o decreto nº 34.297, em 6 de setembro. Desde então, sob a direção de Laura Moreno, nomeada diretora desde 2011, o centro ampliou outro patamar de excelência nos serviços prestados, destacando-se no cenário estadual como uma das principais instituições de ensino de arte. Suas ações atualmente envolvem atividades de extensão, pesquisa, projetos, ações de fruição, formação de público e professores em todo território paraibano, sempre atento ao movimento cultural e educativo da cidade, do estado e do Brasil.

Vale ressaltar que o Cearte teve como um dos fundadores desse projeto, o Professor Medeiros, que continua lecionando fotografia dentre os mais de 200 cursos livres atualmente ofertados no centro.

Fontes: https://ceartepb.com.br/cearte/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *