O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/09/2017

Cabruêra

Banda de música alternativa. Sua principal característica é a mistura de sons e ritmos; no seu repertório tem de tudo um pouco: manguebeat, baião, forró, rock psicodélico, funk, ska e samba.
Data de publicação: setembro 15, 2017

Naturalidade: Campina Grande – PB

Nascimento: 1998

Gênero Musical: indefenido.

Facebook: https://www.facebook.com/cabrueramusic/

Telefone: (83) 98821-4662

E-mail: cabrueramusic@gmail.cmom

A Cabruêra está há 19 anos na estrada, com passagens por importantes festivais no Brasil e mais de 60 shows pela Europa, além de turnês pela África e EUA.

A banda foi formada em 1998 por Arthur Pessoa (voz, violão, escaleta), Pablo Ramires (bateria), Edy Gonzaga (baixo) e Leo Marinho (guitarra), quando todos eram estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O grupo reúne quatro músicos com diversas influências, desde o cancioneiro popular da Paraíba, até a música eletrônica. A principal característica do grupo musical é a mistura de sons e ritmos; no seu repertório tem de tudo um pouco: manguebeat, baião, forró, rock psicodélico, funk, ska e samba.

Cabruêra significa o coletivo de cabras assim como também pode ser usado para dizer um coletivo de pessoas, no Nordeste, visto a analogia que se tem entre o homem e a cabra. O grupo surgiu de forma espontânea, todos os integrantes tinham seus projetos paralelos na UFCG, até que começaram a tocar juntos. Simples assim. “Nós fomos ensaiando, fazendo um som, quando vimos já tinha uma galera enorme tocando, aí começou a aparecer um público para assistir os ensaios, e quando vimos já estávamos fazendo shows por todos os lugares em Campina Grande”, conta Arthur Pessoa, vocalista do Cabruêra, em entrevista à revista musical online Ritmo Melodia.

Em 1999, tocaram no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, depois foram convidados para tocarem no Festival Abril Pro Rock 2000, em Recife (PE), e de lá foram fazer uma turnê pela Europa, passando pela Inglaterra, Alemanha, Bélgica e Portugal. Quando voltaram fizeram o Balaio Brasil do SESC – SP por 18 cidades do estado de São Paulo. Tiveram músicas incluídas em diversas coletâneas lançadas no Brasil, Japão, EUA, Portugal, França e Alemanha. Assim como tiveram músicas sincronizadas em filmes e documentários no Brasil, EUA e Europa.

Dos festivais no exterior destacam-se o SUMMERSTAGE no EUA, MIDEM na França, o Roskilde na Dinamarca, a POPKOOM na Alemanha, WOMAD na Inglaterra e Itália, e o Montreux Jazz Festival na Suíça. No Brasil o grupo tem passagem pelo Abril Pro Rock, Goiânia Noise, Rec Beat, Mada, Calango, Porto Musical, Feira Musica Brasil entre diversos outros.

Já são cinco álbuns lançados pela banda: Cabruêra (2000); “O Samba da Minha Terra” (2004); “Sons da Paraíba” (2005); “Visagem” (2010) e “Nordeste Oculto” (2012). Cada álbum corresponde uma época específica da banda com suas particularidades e nuances, contudo, sempre focando no cancioneiro popular da Paraíba e todo o universo do domínio público com suas canções e brincadeiras da cultura popular. “Nordeste Oculto”, de 2012, foi lançado dentro de um projeto multimídia chamado Visagens Nordestinas, no qual também está o livro Nordeste Desvelado, com fotografias de Augusto Pessoa. Dirigido e assinado por Alberto Marsicano, o projeto foi um dos últimos trabalhos do sitarista, morto em 2013.

A banda, atualmente, está em fase de produção do novo disco, que foi gravado em João Pessoa e está sendo mixado em Bogotá, na Colômbia, sob produção de Felipe Alvarez. Paralelamente, esperam o resultado de um edital público para que essa produção prossiga.

Cabruêra também recebeu diversos prêmios ao longo de sua trajetória, como o Kikito de Ouro, no Festival de Cinema de Gramado (2001); Akademy Awards – Best Video (2015); Akademy Awards – Best Song (2015); e o Prêmio Hangar – Revelação NE.

Para saber mais informações sobre a banda Cabruêra é só acessar o site da banda.

 

Fontes:

https://www.facebook.com/pg/cabrueramusic/about/?ref=page_internal

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabru%C3%AAra

http://www.cabruera.com.br/

http://www.ritmomelodia.mus.br/2017/06/25/cabruera/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *