O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 27/08/2019

Danny Barbosa

A atriz Danny Barbosa, atuou em espetáculos teatrais como "O Auto da Compadecida" e "As branquelas". No cinema fez parte de "Divino Amor", "Bacurau", entre outras produções.
Data de publicação: agosto 27, 2019

Naturalidade: João Pessoa – PB 

Nascimento: 27 de outubro de 1979

Atividades artístico-culturais: Atriz 

Instagram: https://www.instagram.com/cocada_da_rainha_preta/

Facebook: https://www.facebook.com/danny.ferraz.92

A atriz Danny Barbosa, nascida no dia 27 de outubro de 1979 na cidade de João Pessoa-PB, é formada em letras pela Universidade Federal da Paraíba. Segundo a mesma, ela descobriu a paixão por atuar bem jovem, ainda na infância, brincando com os colegas de escola e na igreja que frequentava. 

Ela já atuou nas produções teatrais: O Auto da Compadecida; Ri, por favor; As branquelas; O rico avarento; Scooby-doo; O mágico de Oz; Pluft, o fantasminha; A família Addams; Beijo roubado; Carnal, cabaré musical; O surto, a comédia. No âmbito do audiovisual, ela participou de: Hosana nas alturas; Sol alegria; Seu amor de volta…mesmo que ele não queira; Divino amor; Bacurau. Este último tendo bastante destaque, sendo até cotado para representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2019. 

A atriz destaca  três momentos de grande importância em sua trajetória, sendo eles: o seu baile de formatura que simboliza o seu adentrar no campo da docência; o segundo momento foi, a oportunidade que ela teve de levar a sua história para os palcos em produção cômica, e por fim, a exibição de filme Bacurau no festival de Cannes, um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, onde ela foi a primeira atriz trans, negra e nordestina a desfilar no tapete vermelho desta solenidade. 

Falando do grandiosa projeção que o filme Bacurau está tendo, a artista proferiu a seguinte frase: “Bacurau é um marco na história do cinema brasileiro e, também, nas nossas vidas enquanto artistas pois, representa a realização de sonhos e a consagração da arte de fazer sonhar e pensar.”

Sobre as suas inspirações na arte de atuar Danny falou: “Minhas primeiras referências vieram pela tv preto e branco que tinha na minha casa. Por ela aprendi a sonhar vendo as grandes heroínas e divas como: Betty Faria, Fernanda Montenegro, assim como os heróis/astros: Lima Duarte,  Antônio Fagundes. Mas minhas referências mais fortes vêm dos livros onde sempre busquei compreender o universo das personagens e me sentir parte daquelas histórias.”

Ser uma mulher trans é algo que traz uma carga de subjugamento social imensa, seja através da violência física ou simbólica, apesar de ser assunto que já deveria estar sendo tratado com naturalidade, ainda encontra-se resistência no reconhecimento da identidade da pessoa trans e também a tentativa de exclusão por parte de alguns indivíduos. Em relação a esta situação de discriminação enfrentada por pessoas LGBTQI+, a atriz declarou: “Apesar de difícil, nunca me importei com essa de ‘grupo’, mas hoje sinto mais forte essa sensação de pertencimento. Permanecer trabalhando é um dos grandes desafios. Pessoas trans enfrentam uma barreira enorme quando se deparam com o mercado de trabalho. É mais cômodo ver, à noite, uma travesti na rua se prostituindo que tê-la inserida na sociedade através do trabalho remunerado condignamente. Acredito que minha arte serve para ampliar horizontes e demonstrar que nós, pessoas LGBTQI e destaco a letra T desta sigla, somos seres humanos produtivos como qualquer um que se considera normal. Pagamos impostos; quer algo mais natural neste país??? Então respeita nosso erário e nos respeita .”

Em uma frase, Danny Barbosa descreve a profissão de atriz como: “Representar é sentir a dor e a alegria do outro; é ter tua vida na minha por alguns instantes e estes serem eternos.”

Fonte: 

Entrevista do portal Paraíba Criativa com a atriz Danny Barbosa por Eli Soares.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *