Paraíba Criativa
  • Notícias
  • Agenda
  • Inventário
  • Colaboração
  • Contato
  • Quem Somos
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook

Tintin Cineclube abre mais uma edição do ‘Cinema na Cosmo’ esta quarta-feira

5 de outubro de 2015 por André Piva

O Tintin Cineclube vai exibir a partir desta quarta-feira (07) até a sexta-feira (09) mais uma edição da Mini Mostra de Cinema na Cosmo. O ciclo previsto para ocorrer, durante os três dias, às 19h30, na Cosmopopeia, ladeira da Borborema, 114, Varadouro, acontece em parceria com o grupo de pesquisa “FICÇÕES”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A entrada é gratuita.

Diante do eixo temático, “Memória e Espaço Narrativo”, os amantes da sétima arte poderão assistir e debater os filmes Hiroshima, meu amor (Alan Resnais), seguindo em frente (Hirokazu Kore-eda) e O céu de Suély (Karim Aïnouz). Os filmes foram escolhidos através da curadoria das pesquisadoras Amanda Ramalho, Mari Sugai e Rayssa Medeiros.

Ao final de cada sessão acontecerão debates acerca das produções exibidas, a proposta é discutir de forma aprofundada o panorama cinematográfico apresentado. As discussões serão conduzidos pelas pesquisadoras, juntamente com a equipe do Tintin e da Cosmopopeia. A organização ainda convida o público a realizar uma produção textual crítica sobre a experiência vivenciada ao longo da mini-mostra.

“Memória e Espaço Narrativo” aborda, entre outras coisas, afetividade, inadequação, acolhimento, sentimentos e sensações acessadas através da memória a partir do espaço em que o ser humano estabelece suas vivências. Nesta mostra, as curadoras, que pesquisam espaço narrativo e memória, selecionaram filmes que tratam dessas experiências do elemento humano através dos espaços com os quais se relaciona e das memórias adquiridas através destas vivências.

Ficção e Produção de Sentidos 

Coordenado pelo Prof. Luiz Antonio Mousinho, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o grupo “Ficção e Produção de Sentidos” prevê a realização de uma reflexão sistematizada sobre cinema, literatura e ficção televisiva, num esforço de análise fílmica e, ao mesmo tempo, de estudo da recepção.

O intuito do grupo é dar ênfase a uma leitura interna dos textos audiovisuais que seja articulada a um movimento que relacione texto e contexto, trazendo à discussão, em especial, dados de narrativas brasileiras (audiovisuais e também literárias, no que toca à questão da adaptação), em correlação com a série social.

As pesquisas se desenvolvem, sobretudo através de um esforço interdisciplinar aliado a elementos das teorias do cinema, da comunicação e da literatura articulados a aspectos de outros campos.

Confira abaixo a programação, o trailer e a sinopse de cada filme:

07.10 | quarta-feira

Hiroshima Meu Amor (Hiroshima Mon Amour), de Alain Resnais [fic, 90’, 1959, FRA] – Mediadora: Amanda Ramalho

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=R-VgIR26Eis&w=420&h=315]
Uma atriz francesa e um arquiteto japonês se envolvem em um breve e intenso romance, na cidade de Hiroshima, durante o pós-guerra. Consumindo sua fascinação mútua ambos são impelindos a exorcizar suas próprias memórias e cicatrizes de amor e sofrimento. Com uma estrutura de flashback inovadora e um roteiro desenvolvido pela romancista Marguerite Duras, Hiroshima mon amour é uma obra-prima temperamental que tece delicadamente, o passado, o presente, a dor pessoal e angústia pública.

08.10 | quinta-feira

Seguindo em frente (Aruitemo Aruitemo), de Hirokazu Kore-eda [fic, 114’, 2009, JAP] – Mediadora: Mari Sugai

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=3w0Rj3EEXNg&w=560&h=315]

A família Yokoyama se reúne anualmente em memória de seu filho mais velho, Junpei, que morreu afogado ao tentar salvar a vida de outro garoto. Os dois outros filhos remanescentes, agora crescidos, trazem suas próprias famílias para visitar seus pais idosos num belo dia de verão. Reunidos na casa grande e aconchegante que todos conhecem bem, a família brinca e se alegra, mas também compartilha lembranças e tristezas, que reacendem mágoas antigas e fazem a tensão crescer no ambiente.

09.10 | sexta-feira

O céu de Suely, de Karim Aïnouz [fic, 90’, 2006, BRA] – Mediadora: Rayssa Medeiros

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=oowIQS5_HiU&w=420&h=315]
Hermila é uma jovem de 21 anos que está de volta à sua cidade-natal, a pequena Iguatu, localizada no interior do Ceará. Ela volta juntamente com seu filho, Mateuzinho, e aguarda para daqui a algumas semanas a chegada de Mateus, pai da criança, que ficou em São Paulo para acertar assuntos pendentes. Porém o tempo passa e Mateus simplesmente desaparece. Querendo deixar o lugar de qualquer forma, Hermila tem uma idéia inusitada: rifar seu próprio corpo para conseguir dinheiro suficiente para comprar passagens de ônibus para longe e iniciar nova vida.


Serviço:

O QUE: Tintin na Cosmo – Memória e Espaço Narrativo

QUANTO: Gratuito

QUANDO: de 07/10 a 09/10

HORÁRIO: 19h30

ONDE: Cosmopopeia, Ladeira da Borborema, 114 – Varadouro, João Pessoa – PB.



Fonte: Tintin Cineclube

Web Festival ‘A Voz do Violão’ acontece a partir desta quinta-feira (28)

Festival on-line terá Zé Neto, Val Donato, Renata Arruda, Gracinha Telles, Diana Miranda e mais cinco artistas Nos dias 28, 29, 30 de janeiro, a partir das […]

Bacurau é indicado a melhor filme intenacional no Independent Spirit Awards 2021; paraibanos integram o elenco

Nesta terça-feira (26) foram anunciados os indicados ao Independent Spirit Awards 2021, principal premiação do cinema independente dos Estados Unidos. “Bacurau” (2019), de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, […]

Inscrições Abertas Para o 1º Festival REPRESENTA de Artes Cênicas

Inscrições para o ‘Festival REPRESENTA’ vão até 31 de janeiro Foto: Centro Cultural Piollin Foi lançado na última quinta-feira (14) o edital do 1º Festival REPRESENTA de […]

Projeto incentiva novos cantores de Cabedelo-PB

Inscrições para o ‘Projeto Vozes de Cabedelo – O show de talentos’ começam nesta segunda-feira (18) (Arte: Reprodução/Divulgação/Instagram) Cantores e cantoras residentes de Cabedelo-PB terão a oportunidade […]

Ator paraibano Apollo Costa é escalado para ‘Gênesis’

Apollo estará próxima novela bíblica da Record O ator paraibano Apollo Costa e outros atores de ‘Gênesis’ retornaram em outubro para os estúdios da Casablanca para reiniciar as gravações, […]

Salão de Artesanato Paraibano 2021 é lançado com edição virtual e segue até março

Foto: Obra exposta na 32° edição do Salão do Artesanato da Paraíba- Ricardo/ Reprodução Com o tema “”Retalhos que conectam vidas” evento será realizado de forma virtual, […]

Parceiros: