O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Paraíba Criativa realiza cadastro de artistas em feira beneficente no bairro de Mangabeira

No último sábado (12), a equipe do Paraíba Criativa esteve presente na 1ª Feira Beneficente de Artesanato e Cultura de Mangabeira. O evento, realizado na Associação de Moradores do Prosind, no bairro de Mangabeira, teve como principal objetivo a arrecadação de alimentos não perecíveis para comunidades carentes de João Pessoa.

A feira consistiu de uma mostra de artesanato, um brechó, oficinas, intervenções artísticas, apresentações culturais, entre outras atividades. Diante deste ambiente em intensa profusão cultural, o projeto Paraíba Criativa teve a oportunidade de fazer mais um registro daquilo que move a cultura no nosso estado, o artista popular. Foram entrevistados por meio de formulários elaborados pelo setor de inventariação do projeto, mais de 30 agentes individuais e coletivos presentes no local.

O cadastro de artistas, artesões e demais grupos artísticos e culturais faz parte do processo de inventariação da cultura paraibana desenvolvida pelo Paraíba Criativa. Após o processo de inventariação, as informações referentes a esses agentes culturais são divulgadas através do nosso site, contribuindo para o debate, divulgação e promoção da cultura no Estado.

Paraíba Criativa

Programa de Extensão do curso de graduação em Turismo, do Centro de Comunicação e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Paraíba Criativa visa contribuir, substancial e pragmaticamente, com ações direcionadas pelos parâmetros da economia criativa. A intenção é que as criações artístico-culturais da Paraíba tenham maior valor econômico, gerando assim emprego e renda. A iniciativa também atua como um mecanismo de fomento ao desenvolvimento sustentável do Estado.

O programa atua em parceria com a Associação Cultural Pisada do Sertão, Balaio Nordeste, Escola Viva Olho do Tempo e Fundação Espaço Cultural.

 


Confira algumas imagens do evento:


Foto: Mário Murta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *