O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Feira de Jaguaribe: entre a tradição e a sobrevivência das famílias

Nilber Lucena

Quem pensa em comprar produtos de qualidade para a cozinha recorre muitas vezes as feiras de todo o país. Nas cidades pequenas e grandes tem sempre uma feira com produtos de todos os gostos e preços, a famosa “xepa” virou tradição na vida do brasileiro.

Em João Pessoa, as feiras estão espalhadas por todos os bairros e estão cheias de histórias para contar. Elas são um gritos de resistência aos grandes supermercados que tentam cada vez mais empurrar produtos com um custo elevado e uma qualidade questionável.

A tradicional feira das quartas-feiras do bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, é tradição não somente para os pessoense que aproveitam o dia para fazer suas compras de frutas, verduras, legumes, temperos e diversos produtos, mas também para as famílias dos feirantes. A cultura de trabalhar em feiras é passada de uma geração para a outra.

Ônibus chegando a feira de Jaguaribe. Foto: Nilber Lucena

Essa é a realidade vivida por Maria das Graças, com 66 anos de idade ela trabalha na feira de Jaguaribe há mais de 25 anos.

“Vim do sertão e logo comecei a trabalhar nas feiras e não parei. É um trabalho árduo, mas a gente gosta do que faz. Trouxe meus filhos pra feira também e trabalham todos aqui bem perto de mim”, disse dona Maria das Graças.

 

Dona Maria das Graças trabalha há anos na Feira de Jaguaribe. Foto: Nilber Lucena

Muitas das vezes, a única fonte de muitas famílias vem exclusivamente do trabalho nas feiras, sobretudo dentro de um cenário em que as taxas de desemprego são elevadas.

https://www.instagram.com/p/B2U8brVAXr3/?utm_source=ig_web_copy_link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *