Orquestra de Violões da Paraíba se apresenta na Expo UFPB 60 Anos

A Expo UFPB 60 Anos vai acontecer de 03 a 06 de dezembro e promete levar ao Espaço Cultural José Lins do Rego uma programação diversificada, com atrações voltadas a produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural do estado. Entre as atrações confirmadas para compor a grade de atrações, está a Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), que se apresenta no palco Praça do Povo, no domingo, dia 06, às 15h. A Orquestra é um projeto de extensão da UFPB, aprovado pelo PROBEX 2015.

A OVPB faz parte da programação artístico-cultural da mostra e assim como todas as outras atrações do evento acontece de forma gratuita. No repertório, composições de ilustres paraibanos como Sivuca e Glorinha Gadelha, Vital Farias, Chico César e Lúcio Lins, Canhoto da Paraíba, entre muitos outros, com arranjos audaciosos e marcantes, elaborados por Rogério Borges e Cyran Costa, que buscaram explorar as diferentes possibilidades técnicas, sonoras e expressivas do violão, resultando em uma beleza inusitada de timbres e expressões.

OVPB

A Orquestra de Violões da Paraíba foi criada em maio de 1992, pelo maestro Gladson Carvalho. É considera hoje um dos grandes patrimônios culturais do Estado, por sua contribuição artística e formativa. O grupo esteve desativado por 10 anos e foi retomado sob a regência da maestrina Carla Santos, com assistência de Cyran Costa. A reestreia, em novembro de 2007, foi recorde de público e mostrou a importância cultural da OVPB para a sociedade e para a Paraíba.

A OVPB é composta por 11 violonistas, um flautista, um baterista, um percussionista e um baixista, com direção musical de Rogério Borges e regência de Cyran Costa e Carla Santos. Os integrantes são alunos e professores da Escola de Música Antenor Navarro e dos cursos de licenciatura e bacharelado em música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Expo UFPB 60 Anos

A Expo UFPB 60 Anos é um evento em comemoração as seis décadas de existência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fundada oficialmente em 2 de dezembro de 1955. A mostra, que terá entrada gratuita para toda as atrações, acontece de 3 a 6 de dezembro, sempre a partir das 15h, no Espaço Cultural José Lins do Rego.

A realização da exposição é do programa de Extensão da UFPB “Paraíba Criativa: a cultura paraibana no mundo da economia criativa”, que, conforme as diretrizes de suas ações, terá em seus espaços atividades concretas do rol da economia criativa: fotografia, cinema, televisão, games, design e moda.

A mostra, com estandes e espaços abertos, ocupando a Praça do Povo e mezaninos do Espaço Cultural, será pautada por grande diversidade, empregando linguagens interativas e dinâmicas, oferecendo não apenas conhecimento, mas também muito diversão e entretenimento, utilizando recursos audiovisuais e multimídias, integração com o público, experimentos e demonstrações práticas de muitas pesquisas, exposições de produtos, equipamentos e maquinários. Confira aqui mais informações sobre a programação.


Ascom