O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

SpokFrevo Orquestra se apresenta neste domingo no projeto ‘Música do Mundo’

A edição de agosto do projeto ‘Música do Mundo’ será realizada neste domingo (14) e terá como atração principal a SpokFrevo Orquestra. A apresentação começa às 21h e será realizada no Teatro Paulo Pontes, na Fundação Espaço Cultural (Funesc) marcando o encerramento do ‘Agosto das Letras’. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Sob o comando do maestro Spok, a orquestra com 18 integrantes mostrará o show Frevo Sanfonado, que está em turnê pelo Brasil. A Orquestra tem o ritmo nordestino como essência, mas bebe nas fontes do jazz. Surgiu no Recife (PE) em 2003, sob a batuta de Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o maestro Spok, que acumula as funções de saxofonista, arranjador e diretor musical. Spok atua à frente dos 17 músicos que compõem o grupo, uma big band de fato, com seus naipes de saxofones, trombones, trompetes, além de guitarra, contrabaixo, bateria e percussão.

A Orquestra é presença assídua nos principais festivais e palcos da música instrumental do Brasil e da Europa. Hoje, a ousadia da SpokFrevo é reconhecida pela crítica, que enxerga sua proposta musical como precursora de uma nova escola. Já esteve em 15 diferentes países da Europa, Ásia e África. Realizou concertos em palcos célebres, como New Morning, Roskilde, Montreux, Barbican, Pori Jazz, Womex, entre outros, sempre apresentando o frevo como arte e linguagem musical única, inserindo-o com propriedade nos universos do jazz e da world music.

A Orquestra terá um repertório baseado no CD ‘Frevo Sanfonado’. Assim, o set list contará com ‘De Cazadeiro ao Recife’, do pianista, acordeonista, compositor e arranjador carioca Vitor Gonçalves, que atualmente mora em Nova York e já tocou com Hermeto Pascoal e Maria Bethânia. No disco, o acordeonista gaúcho Renato Borghetti participa como solista e compositor na faixa “Frevaricação”, que também será executada no show em João Pessoa.

Também estão no setlist ‘Sandro no Frevo’, de Camarão; ‘Sax Sanfona’, com o experiente sanfoneiro Gennaro, e ‘Saudade do Seu Domingo’, um frevo em diálogo sugestivo com o baião e o xote, composto por Beto Hortis. O show continua com ‘Frevo pra Ela’, do jovem cearense Nonato Lima; e ‘Gostosão’, do maestro Nelson Ferreira (1902-1976), um frevo clássico. Tem espaço, ainda, para ‘Frevo Sanfonado’ (Sivuca), ‘Maluvida’, do guitarrista Renato Bandeira, e ‘Bipolar’, de Toninho Ferragutti.

Via: Governo da Paraíba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *