O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/08/2017

Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

Igreja histórica que hoje é sede da Arquidiocese da Paraíba.
Data de publicação: agosto 31, 2017

Município: João Pessoa – PB

Localização: Praça Dom Ulrico – Centro

Inauguração: Ano de 1881

 

A atual Igreja de Nossa Senhora das Neves é o quarto templo a ser construído, neste mesmo local, sob a invocação da padroeira da cidade de João Pessoa. Foi construída pela primeira vez numa elevação pelos primeiros colonizadores da Paraíba, em 1585. Era uma edificação simples, de taipa, de pequenas proporções, não apresentando possivelmente nenhum valor artístico. Em 1586 foi elevada à categoria de Matriz, após a criação da freguesia de Nossa Senhora das Neves.

A segunda construção teve provavelmente a sua fundação no ano de 1609, encontrando-se ainda por concluir em 1639, segundo descrição da cidade feita pelo governador holandês Elias Herckman. Não se sabe, no entanto, se a primitiva igreja foi destruída pelo tempo ou foi demolida para dar lugar a uma nova, de maiores proporções, mais apropriada a uma matriz. Por ordem da Carta Régia de 6 de Outubro de 1667, a segunda construção foi parcialmente demolida em 1671, restando dela apenas a nave.

Em maio do mesmo ano era iniciada a sua reconstrução, sendo concluída em maio de 1673. No ano de 1709, a Matriz encontrava-se totalmente arruinada, sendo então iniciada a edificação do terceiro templo, adotando-se a mesma planta do anterior. Porém, devido à falta de recursos financeiros da coroa portuguesa para arcar com as despesas, as obras foram realizadas com as esmolas dos fiéis e se arrastaram até o ano de 1741. Em 1722, a imagem de Nossa Senhora das Neves voltou à igreja, que dali havia sido retirada em 1708, tendo permanecido todos esses anos na Igreja da Misericórdia, que então servia de Matriz.

Por fim, o quarto templo construído nesse local sob a invocação de Nossa Senhora das Neves, de maiores proporções que o anterior, foi iniciado possivelmente depois de 1881, após ter sido aquele demolido, embora se fale que já em 1866 ela já teria desaparecido. Em 1894, com a criação do Bispado da Paraíba, a Matriz de Nossa Senhora das Neves foi elevada à categoria de Catedral, tendo passado por algumas reformas para se adaptar ao novo status religioso.

A atual edificação não possui um estilo arquitetônico definido. Ela é provida de uma nave central e com dois corredores laterais, capela-mor cujo altar prescinde de maior expressão artística e uma pequena sacristia. A sua fachada é flanqueada por duas torres avarandadas e coroada por frontão em cuja porção superior há um nicho, no qual se encontra uma imagem da padroeira. Durante as comemorações do IV Centenário da Paraíba, o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano apresentou à Arquidiocese projeto para elevar a Catedral à Basílica, sendo o mesmo aceito, encaminhado ao Vaticano, e aprovado. Devido ao seu valor histórico, encontra-se tombada pelo IPHAEP através do Decreto 20.132 datado de 02 de dezembro de 1998.

 

Fonte:

http://memoriajoaopessoa.com.br/acervopatrimonial/5.pdf

https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303428-d8816286-i258128562-Catedral_Basilica_de_Nossa_Senhora_das_Neves-Joao_Pessoa_State_of_Paraib.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Bas%C3%ADlica_de_Nossa_Senhora_das_Neves

http://roteirosdejoaopessoa.blogspot.com.br/2013/03/catedral-basilica-de-nossa-senhora-das.html

http://24horaspb.com/Portal/home/2016-02-23-20-58-18/cotidiano/item/14047-confira-a-programacao-religiosa-da-festa-das-neves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *