O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/05/2019

Castelo De Histórias

Ponto de Cultura, localizado no bairro Castelo Branco, com projetos de Literatura, contação de histórias e oficinas.
Data de publicação: maio 18, 2019

Município: João Pessoa – PB

Fundação: 25 de julho de 2015

Endereço: Rua Eduardo Medeiros, 85 – Castelo Branco I

Contato: (83) 3185-5316

E-mail: castelodehistorias@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/pg/castelodehistorias

Instagram: https://www.instagram.com/castelodehistorias/

 

 

A Cia Forrobodó de Teatro foi criada em 2004 em São José do Rio Preto (SP) por um casal de atores, realizando espetáculos teatrais baseados em suas pesquisas sobre as tradições populares, dentre elas a literatura de cordel e os folguedos, além de ações que envolvam projetos de incentivo à leitura e outras linguagens.

Em 2006 a companhia começou a realizar projetos de contação de histórias que passaram a ser o carro-chefe do grupo.

Em 2012 uma programadora do Centro Cultural Banco do Nordeste convidou Aline Alencar, uma das fundadoras do grupo, para dar uma oficina de contação de histórias em Sousa (PB). Ela então veio para a Paraíba e nessa ocasião conheceu pessoas de outras cidades do interior. Voltou para São José do Rio Preto após a oficina, mas  depois de quatro meses retornou ao sertão nordestino para ministrar oficinas e realizar contação de histórias em praças, escolas rurais, bibliotecas, abrigos e asilos de pequenas cidades da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Em 2015, após idas e vindas, Aline e Cia Forrobodó de Teatro de São José do Rio Preto, mudam-se para João Pessoa-PB.

Aline chega na capital paraibana no dia 21 de Junho- Dia internacional  do “Quem conta histórias para mudar o mundo”, um projeto internacional de contadores de história. Nesse dia, todo contador de histórias tem que contar história, não importa onde esteja, eles têm que contar histórias, histórias que mudam o mundo.

Ela se hospedou no bairro Castelo Branco e nesse dia falou para os amigos : “Eu tenho que contar histórias.”

Os amigos deram a ideia de que ela contasse em uma praça, a Praça da Paz, nos Bancários. No outro dia, uma vizinha soube e pediu que ela contasse para as crianças do Castelo Branco também. Aline aceitou o desafio e encontrou o seu reino: “A praça dos brinquedos.”

O local se tornou um cenário para a contação de histórias e a magia então aconteceu. No primeiro dia havia poucas crianças, que já perguntaram se no outro domingo ela voltaria. Aline então alugou um apartamento e mudou-se para a rua da praça.

E foi assim que a Cia Forrobodó de Teatro adotou a Praça Dos Brinquedos para realizar projetos de Literatura, contação de histórias e oficinas.

O projeto nasceu e foi crescendo ao longo do tempo, atraindo mais pessoas.

Com 5 meses de projeto o “Castelo de histórias” foi contemplado com o edital do projeto “Todos Brasil para leitores”, ganhando uma verba do Ministério da Cultura. Com isso Aline mudou-se para a casa, atual sede do projeto, que fica  em frente à praça, além disso comprou alguns equipamentos necessários, como microfone e palco e outras coisas para montar a estrutura dos eventos e deixar o público confortável. Também montou uma biblioteca no terraço da casa, com livros, revistas e gibis para realizar empréstimos que estimulem crianças e adultos a leitura.

Além disso, desenvolveu outros projetos agregados ao “Castelo de Histórias.”

O grupo percorre praças, universidades, festivais e outros eventos e locais afim de ministrar oficinas e apresentações que possam contribuir com o fazer cultural local.

Em 2017 a sede do “Castelo de histórias” recebeu a certificação do Ministério da Cultura como Ponto de Cultura.

As apresentações do “Castelo de Histórias” na Praça dos brinquedos acontecem a cada 15 dias, aos domingos, às 16hs, e contam, além das histórias sempre presentes, com apresentações de música, teatro e oficinas artísticas.

Fontes:

https://blogdaforrobodo.wordpress.com/?fbclid=IwAR2jGzjN8GaInf32-1p7OUAf-iJlIDqo6zpxcwseaMbjFJjqCyGPpE85h1E

https://teeteto.com.br/castelo-de-hist%C3%B3rias-um-caminho-e-um-lugar-cd210151ad49

https://www.facebook.com/pg/castelodehistorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *