Paraíba Criativa
  • Notícias
  • Agenda
  • Inventário
  • Colaboração
  • Contato
  • Quem Somos
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook

Elenco paraibano de Bacurau recebe medalha Ednaldo do Egypto na ALPB

12 de junho de 2019 por Simone Eliz

Os atores paraibanos Buda Lira, Dani Barbosa, Ingrid Trigueiro, Jamila Facury, Suzy Lopes e Thardely Lima, que participaram do  filme Bacurau de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, premiado no Festival de Cannes, foram agraciados nesta quarta-feira (12) durante uma sessão solene na Assembleia Legislativa da Paraíba, com a Medalha Ednaldo do Egypto. Além deles também foi homenageado o continuísta do filme, Ian Abé.  A sessão especial foi uma propositura conjunta dos deputados Ricardo Barbosa (PSB) e Jeová Campos (PSB).

O cinema paraibano está em ascensão e é importante esse reconhecimento.

“Pela primeira vez na história do cinema brasileiro um número tão significativo de paraibanos foi consagrado internacionalmente” destacou Ricardo Barbosa.

Para a atriz Ingrid Trigueiro, uma das homenageadas “Foi muito bom receber a medalha Ednaldo do Egypto, é uma honra. Realmente é o reconhecimento do nosso trabalho.”

Já o ator Thardely Lima declarou em seu facebook: “Que honra receber a maior agremiação de cultura do estado da Paraíba, a medalha Ednaldo do Egypto, juntamente com meus companheiros de luta, em homenagem ao Filme Bacurau que ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes!”

O deputado Jeová Campos viu a medalha como uma forma de incentivar o governo a dar mais apoio a produção cultural da Paraíba, em especial do cinema paraibano. Ele observou que a medalha é uma comenda importante, “mas esta é uma oportunidade que tem dimensão maior, pois provocaremos o Governo no sentido de reconhecer a importância da produção de cultura e de riqueza”.

Dani Barbosa, Suzy Lopes, Thardely Lima, Jamila Facury, Ingrid Trigueiro e Buda Lira. Atores paraibanos de Bacurau homenageados na ALPB.

Frente Parlarmentar

Barbosa disse que, por inspiração de Jeová, protocolizou Projeto de Resolução propondo a instituição do Prêmio ALPB de Cinema Contemporâneo, destinado a premiar, anualmente, as melhores obras cinematográficas produzidas na Paraíba. O prêmio será em troféu e dinheiro.

Além disso, também protocolizou projeto de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Cinema Paraibanos. Segundo ele, a Frente visa “difundir em toda a Paraíba a cultura geral e cinematográfica, em particular, sendo necessário, para isso, que se criem projetos de lei buscando destinação de recursos e emendas, provocando programas governamentais”.

Prêmio em Cannes

O filme brasileiro “Bacurau”, dos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou, em maio, ao lado de “Les Misérables”, do francês Ladj Ly, o prêmio do júri, terceiro prêmio mais importante do Festival de Cannes. O longa que tem seis artistas paraibanos no elenco, tem estreia prevista para 30  de agosto de 2019.

Paraíba Criativa com Assessoria

Projeto incentiva novos cantores de Cabedelo-PB

Inscrições para o ‘Projeto Vozes de Cabedelo – O show de talentos’ começam nesta segunda-feira (18) (Arte: Reprodução/Divulgação/Instagram) Cantores e cantoras residentes de Cabedelo-PB terão a oportunidade […]

Ator paraibano Apollo Costa é escalado para ‘Gênesis’

Apollo estará próxima novela bíblica da Record O ator paraibano Apollo Costa e outros atores de ‘Gênesis’ retornaram em outubro para os estúdios da Casablanca para reiniciar as gravações, […]

Salão de Artesanato Paraibano 2021 é lançado com edição virtual e segue até março

Foto: Obra exposta na 32° edição do Salão do Artesanato da Paraíba- Ricardo/ Reprodução Com o tema “”Retalhos que conectam vidas” evento será realizado de forma virtual, […]

Cura-me!: Curta paraibano que aborda “cura gay” concorre em festival internacional de direitos humanos

(Reprodução) Curta-metragem “Cura-me!”, com Ingrid Trigueiro e Micaell Wouglle, concorre ao prêmio de melhor filme no “Human Rights Film Festival Brazil” O curta-metragem “Cura-me!“, escrito e dirigido pelo […]

Lei Municipal torna o Coco de Roda Patrimônio Cultural Imaterial de João Pessoa

(Foto: Bruno Vitor// Saberes em Roda// Reprodução) Projeto de Lei Municipal, aprovado no dia 30 de dezembro, declara o Coco de Roda patrimônio cultural imaterial de João […]

Confira a lista de vencedores do 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

O documentário ‘Glauber, Claro’, de César Meneghetti levou os prêmios de melhor longa, melhor edição, melhor fotografia, melhor personagem masculino e melhor roteiro e foi o grande […]

Parceiros: