O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Diógenes Ferraz fala sobre o lançamento da música “Rabugem”

Foto: Leonardo Accioly | Montagem: Paulo Sérgio

Recomeço e liberdade artística, é o que a nova faixa significa para o cantor

Diógenes Ferraz Barboza Netto, de nome artístico Diógenes Ferraz, é ator, cantor, cineasta, compositor, poeta e radialista. Como cantor, o paraibano é vocalista da Banda Mafiota desde 2007 e esse ano lançou a primeira música do seu novo projeto que ele descreve como “aberto” e será composto por um conjunto de singles.

Inicialmente, o projeto iria se chamar “Vira-lata caramelo”, porém, Diógenes decidiu por um nonome: “Vira A Lata, Caramelo”. A idealização desse projeto surgiu há três/quatro anos atrás, entretanto, as gravações só foram iniciadas em 2020.

A música, “Rabugem”, foi lançada neste sábado, no Dia dos Namorados, e tem um significado muito importante para o artista. “Ela é a primeira música porque ela representa um recomeço. A letra fala de rabugem, diz que é para seguir o rumo apesar das dores e eu acho que ela encaixa bem com essa nova fase solo. Ela foi escolhida pra iniciar por causa dessa mensagem que ela passa de recomeço”, conta Diógenes.

Além da canção estar disponível nas plataformas digitais como Spotify, Deezer e TIDAL, a faixa ganhou um videoclipe que foi publicado no Youtube através do canal oficial do cantor. A composição é de Seu Pereira e Totonho, tendo a produção e direção artística de Diógenes.

O clipe nasce de um filme que o artista fez enquanto ator, no ano de 2016, chamado “O Som do Teu Silencio”. Diógenes explica como foi esse processo de montagem e de direção artística. “A direção artística foi livre porque foi tudo da minha cabeça: como vai ser a música, quem vai tocar a bateria, quem eu vou chamar pra fazer a guitarra, os arranjos, a ideia do solo, a conversa com cada músico. Então a produção e a direção artística caminharam juntas”.

Foto: Erick Marques

Próximo lançamento solo e planos para o futuro

O próximo lançamento do projeto solo do cantor será a faixa título “Vira-lata caramelo”. Diógenes conta que tem planos de iniciar a gravação do videoclipe da faixa ainda esse ano e explica como funciona o projeto. “O projeto não tem número certo de música. Eu chamo esse tipo de projeto de “projetos abertos”, as músicas serão encaixadas no projeto sem data pra terminar. Eu vou lançando os singles e vou escolher: esse single aqui faz parte do projeto Vira A Lata Caramelo; já esse single aqui, futuramente, vai fazer parte de outro projeto. Então, não tem data de término”.

Rotina na pandemia

Assim como outras profissões, a pandemia causada pelo Covid-19 gerou mudanças na rotina do cantor. “A gente vivia tocando, fazendo eventos. E aí, parou de ser uma rotina de aglomeração para ser uma rotina de produção. Produção artística, composição, de novas parcerias”, explica Diógenes.

Além disso, ele tenta dividir a semana para que possa existir uma linha de criação e de produção. “Eu tento manter uma rotina de que, no início da semana, pensar na criação, da arte, da composição; no meio da semana até o começo do fim de semana, gravar as coisas; e, no final de semana, fazer reuniões com os parceiros”, conta o cantor.  

Outra experiência que Diógenes teve durante a pandemia, foi a gravação do videoclipe da Banda Mafiota.  “A Mafiota, por exemplo, gravou um videoclipe durante a pandemia, foi uma experiência totalmente diferenciada, em relação a higienização, das máscaras, todo esse protocolo”, afirma.

Maria Ricarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *