O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Cura-me!: Curta paraibano que aborda “cura gay” concorre em festival internacional de direitos humanos

(Reprodução)

Curta-metragem “Cura-me!”, com Ingrid Trigueiro e Micaell Wouglle, concorre ao prêmio de melhor filme no “Human Rights Film Festival Brazil”

O curta-metragem “Cura-me!“, escrito e dirigido pelo Procurador Eduardo Varandas, é um dos concorrentes ao prêmio de melhor filme no “Human Rights Film Festival Brazil” (Festival de Cinema de Direitos Humanos Brasil). O filme, que tem produção da Castanhola Filmes, levou os prêmios de melhor roteiro (Eduardo Varandas) e melhor atriz (Ingrid Trigueiro) no 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro realizado em dezembro de 2020.

O “Human Rights Film Festival Brazil” (Festival de Cinema de Direitos Humanos Brasil) é apoiado pela ONU, UNESCO, Save the Children e UNAIDS e tem como objetivo premiar e divulgar produções audiovisuais que colaborem na luta pela proteção dos direitos humanos e nesta edição concorrem filmes de países como Alemanha, Dinamarca, Irã, Turquia, Canadá, Grécia, Filipinas, Gana, Afeganistão, entre outros. Além de “Cura-me!”, representando a Paraíba, outro filme brasileiro concorre ao prêmio: “Jadzia” com Laura Cardoso no elenco.

Cura-me!

Cura-me! (Reprodução/Divulgação)

O curta, estrelado por Ingrid Trigueiro e Micaell Wouglle, é baseado em três casos reais. Ele conta os percalços do jovem e atormentado “Mateus” (Micaell Wouglle) que busca a psicóloga religiosa “Heleonora” (Ingrid Trigueiro) para a suposta cura de sua homossexualidade.

Segundo o diretor e escritor Eduardo Varandas “A temática do curta é bem atual, haja vista que, ainda em 2017, fora concedida liminar, pela Justiça Federal, permitindo que psicólogos aplicassem terapias de redefinição sexual, proibidas pelo Conselho Federal de Psicologia. Mesmo cassada a decisão, temos ciência de utilização dessas técnicas por alguns profissionais que sobrepõem a sua religião sobre a ciência e causam grandes danos psíquicos aos pacientes, inclusive o suicídio.”

Confira o teaser de “Cura-me!”

Cura-me! (em inglês “Heal-me”) pode ser assistido gratuitamente, completo, no site do “Human Rights Film Festival Brazil”http://www.festinval.com/ . Lá você também pode votar no seu filme favorito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *