O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/12/2016

Vó Mera

Cantora e cirandeira. É uma das personalidades mais importantes na divulgação da cultura popular paraibana. Com o seu coco de roda, já se apresentou em diversos estados.
Data de publicação: dezembro 22, 2016

Naturalidade: Alagoinha – PB

Nascimento: 24 de dezembro de 1934

Atividades artístico-culturais: Cantora e cirandeira

Facebook: https://www.facebook.com/domerina.nicolau

Instagram: @vo.mera

Domerina Nicolau da Silva é uma das personalidades mais carismáticas e importantes da cultura popular da Paraíba. Vinda de uma família de agricultores, teve que trabalhar na lavoura desde criança para garantir o sustento da casa. Foi também durante a infância que nasceu o seu interesse pelas diversas manifestações culturais do estado.

Vó Mera, como é popularmente conhecida, participou do primeiro coco de roda ainda em sua cidade natal, onde esperava ansiosa pela chegada dos festejos juninos para acompanhar a tia, que cantava nas comemorações da fazenda na qual trabalhavam. Com a voz afinada e tocando um ganzá, a garota já expressava seu talento e a paixão pela cultura regional. Foi também nessa época em que ela escreveu as suas primeiras cirandas.

A história da artista se relaciona muito com a origem do Bairro do Rangel, localizado na cidade de João Pessoa, onde foi morar ainda na infância. Católica fervorosa, a mestre cirandeira leva a sua musicalidade e dança para as igrejas paraibanas, nas quais se apresenta com composições próprias, divulgando cada vez mais a cultura do Nordeste.

No ano de 2003, seu grupo de ciranda foi batizado como Vó Mera e Seus Netinhos. O nome veio por conta do seu neto Fernando Dylan, que a acompanhava tocando pandeiro e bumbo nas apresentações da artista. Além dos dois, o conjunto foi formado por Jéferson Pereira, Josenaldo Júnior tocando afoxé e Clara Regina, com o ganzá. Anos depois, a composição mudou novamente e passou a ser chamada de Vó Mera e Suas Netinhas, por ser integrada apenas por mulheres

Em 2008, a cirandeira lançou o seu primeiro CD, gravado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE). O disco “Vó Mera e Seus Netinhos” tem 28 títulos, dos quais 20 são cocos de roda e 7 são cirandas. Na faixa bônus, os admiradores da artista podem apreciar uma divertida roda, através das várias cantigas que foram agrupadas para permitir aos ouvintes uma experiência especial da música popular nordestina.

Figura referência na divulgação da cultura regional, a artista paraibana já se apresentou em diversos estados do Brasil e foi premiada no Festival SESC de Música Cidade Canção (FEMUCI) realizado no Paraná, em 2010. No ano de 2012, seu nome foi atribuído a um anfiteatro localizado no Bairro do Rangel. Em 2016, fez uma participação especial na novela Velho Chico, da Rede Globo, onde interpretou uma parteira.

Fontes:

http://brincantesnaparaiba.blogspot.com.br/2011/07/vo-mera-e-seus-netinhos.html

https://www.facebook.com/varadourocultural/photos/a.150969018313683.37693.150963671647551/626583484085565

http://adrianacrisanto.blogspot.com.br/2008/04/v-mera-e-seus-netinhos.html

http://www.agencia.ufpb.br/vernoticias.php?pk_noticia=5785

http://www.informepb.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4323:estacao-cabo-branco-traz-show-de-vo-mera-e-seus-netinhos-neste-sabado&catid=38:politica&Itemid=67

http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10004

http://gshow.globo.com/TV-Cabo-Branco/noticia/2016/03/velho-chico-com-55-anos-de-teatro-fernando-teixeira-faz-estreia-em-telenovelas.html

2 respostas

  1. Boa noite! Sou mestranda e farei a minha pesquisa de dissertação sobre as danças populares da Paraíba e suas contribuições para a formação cultural dos alunos … Gostaria muito de me aproximar de Vó Mera e ter a oportunidade de conhecer a mesma e dançar ciranda e coco de roda com vocês!

    1. Olá, que ótimo. Realmente é um assunto muito interessante e Vó Mera é encantadora. Está sempre tendo eventos na casa de cultura. E acredito que você consiga contato pelo Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *