O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/09/2021
Vó Lia - Lapinha

Vó Lia – Lapinha

Conhecida como Vó Lia da Lapinha Jesus de Nazaré, Vó Lia fala com muito bom humor e felicidade das memórias que guarda dançando Lapinha. 
Data de publicação: setembro 14, 2021

Naturalidade: Nilópolis-RJ// Radicada em Cabedelo -PB

Nascimento:  17 de Julho de 1956

Atividades artístico-culturais: Fundadora da Lapinha Jesus de Nazaré e Capitã da Barca Catarinense de Santa Marina

Facebook: volia.cunha

Instagram: voliacunha

Maria Conceição de Souza nasceu em Nilópolis no Rio de Janeiro, mas foi criada no município de Cabedelo, cidade pesqueira e portuária na região metropolitana de João Pessoa. 

No entanto, se você andar pelas ruas a procurando não vai encontrar muita gente que a conheça por esse nome, porque lá ela é conhecida como Vó Lia. E mais precisamente como Vó Lia da Lapinha Jesus de Nazaré, movimento artístico que permanece na cultura Paraibana desde os tempos de colônia. 

Para ter uma noção da importância da Lapinha para a história do nosso estado, Vó Lia não aprendeu as canções e danças na escola ou em companhias de artes. Ela foi ensinada pelas mulheres de sua comunidade, aprendeu dançando com seus pais, irmãos, primos e tios. E o passar de conhecimento de geração em geração a fez hoje ser capitã da Barca Catarinense de Santa Marina no bairro de Mandacaru em João Pessoa.

Vinda de uma família de trabalhadores portuários, o pai dela, José Araújo de Souza, viajou com a esposa Erotildes Rocha de Souza para trabalhar embarcado no Rio de Janeiro. Quando a pequena filha completava seis meses de idade retornaram para Cabedelo e há 64 anos Vó Lia reside na mesma rua no bairro de Monte Castelo. Nesta rua, a mãe dela fundou a Lapinha Jesus de Nazaré interpretada pelas crianças da região que atualmente é coordenada por sua sobrinha Wanderléa Rocha.

Daqueles tempos para os dias de hoje os participantes realizam a dança religiosa que comemora o nascimento do menino jesus em festas populares, como a Festa das Neves em João Pessoa, festas de rua, datas comemorativas e mesmo em comemorações nos bairros em que ela e sua família organizam as apresentações.

Vó Lia fala com muito bom humor e felicidade das memórias que guarda dançando Lapinha, ela conta que chegou aos 65 anos com muito trabalho e continua cumprindo a tradição de sua família em cada apresentação. 

Tulyo Lopes

Fonte:

Entrevista com Vó Lia realizada por Tulyo Lopes

Pesquisadora Severina Luís de França.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *