O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/11/2016

Victor Mesquita Vieira

O contrabaixista já tocou em algumas das principais salas de concertos do país. É membro permanente da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba.
Data de publicação: novembro 21, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 1 de março de 1982

Formação: Bacharelado em Música (2004) e Mestre em Música (2013) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Atividade artístico-cultural: Contrabaixista

Facebook: https://www.facebook.com/victor.m.vieira.1

Instagram: https://www.instagram.com/victormeq

Victor Mesquita Vieira teve seu primeiro contato com a música aos 13 anos de idade, quando começou a aprender a tocar violão clássico em um curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Aos 16 anos de idade, passou a estudar contrabaixo e iniciou o curso de Bacharel em Música na mesma universidade, sob a orientação do professor Hector Rossi. Mais tarde, ingressou no Programa de Pós-graduação em Música na condição de aluno especial, com o acompanhamento do professor Luciano Carneiro.

Em 2005, passou a integrar a Camerata Brasílica, formada por jovens instrumentistas. Com o grupo, foi finalista do I Concurso Internacional de Música de Câmara de Londrina, no Paraná. Participou das gravações do CD “Brasilêra” e do último disco e DVD de Sivuca, “O Poeta do Som”.

No ano de 2006, passou a morar em Sergipe, onde assumiu a função de primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). Foi solista no concerto em Lá Maior para contrabaixo do compositor Domenico Dragonetti e do Concerto em Si Menor de Giovanni Bottesini. Acompanhando a ORSSE, fez turnês pelo centro-sul do Brasil, chegando a tocar em algumas das principais salas de concertos do país como, a Sala Cecília Meireles, Sala São Paulo e no Festival de Campos do Jordão.

Em 2010, Victor Mesquita Vieira fez intercâmbio na Universidade da Geórgia (EUA). No curso, teve aulas de contrabaixo com o professor Milton Masciadri. Ainda naquela instituição, o músico fez recital solo na Edge Recital Hall.

O contrabaixista já participou de Masterclasses com personalidades importantes da música mundial, como Tibô Delô (França/Brasil), Sérgio de Oliveira, Pedro Gadelha (OSESP), Hans Sturm (EUA), Catalin Rotaru (Romênia/EUA), Bread Opland (Chicago Symphony/EUA) e Milton Masciadri (Uruguai/EUA). Também teve aulas com os violinistas Yerko Tabilo (Quinteto da Paraíba), Charles Stegman (APU-EUA) e o violista Richard Young (Veemer Quartet-EUA).

Em 2015, participou de um Master Class com Tim Cobb, um dos mais importantes contrabaixistas do mundo, na Juilliard School, em Nova York (EUA). Também esteve presente nas audições da Atlanta Symphony, ficando entre os nove semifinalistas, após uma seleção que contou com mais de cem candidatos inscritos para a vaga.

Desde 2011, Victor Mesquita Vieira vem se dedicando a pesquisa em Práticas Interpretativas, com um estudo técnico e interpretativo de “A Carmen Fantasy”, usando como objetos de análise o contrabaixo e o piano. Em 2013, foi nomeado no Concurso Público para provimento de vagas da Orquestra Sinfônica da Paraíba para ocupar, em caráter efetivo, o cargo de Professor de Orquestra, com lotação na Secretaria de Estado da Cultura.

No ano de 2012, coordenou os polos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (PRIMA) em Cabedelo, Mandacaru, Alto do Mateus e Miramangue. O PRIMA conta com 12 polos espalhados pelo Estado, totalizando 19 núcleos, que atendem a cerca de 1,5 mil estudantes.

Victor Mesquita Vieira foi o primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba convidado frequentemente para tocar na Orquestra Sinfônica da Paraíba. Também participou da Orquestra do Virtuosi Brasil de Recife (PE) e da Virtuosi na Serra de Garanhuns (PE). Já chefiou os naipes da orquestra em alguns dos festivais que esteve. De 2006 a 2009, foi responsável por comandar os do contrabaixo. É membro do quadro permanente da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).

Fontes:

http://www.osufpb.com/musicos

http://www.orquestrasinfonica.se.gov.br/musicos/victor-mesquita

http://paraiba.pb.gov.br/wp-content/uploads/2014/05/Diario-Oficial-21-05-2014.pdf

http://primaparaiba.blogspot.com.br/2012/09/prima-abre-dois-novos-polos-em-alto-do.html

http://paraiba.pb.gov.br/projeto-prima-inscreve-novos-alunos-ate-15-de-marco/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *