O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/08/2017

Verônica Cavalcanti

Atriz reconhecida por seus trabalhos no teatro, no cinema e TV. Ganhou projeção nacional ao participar da telenovela "Velho Chico", da TV Globo.
Data de publicação: agosto 8, 2017

Naturalidade: Quixadá – CE / radicou-se em João Pessoa – PB

Nascimento: 28 de maio de 1968

Formação: Letras e Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Atividades artístico-culturais: Atriz

Atividades exercícios-profissionais: Arte-educadora

E-mail: veronicalscavalcanti@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/veronicadesousa.cavalcanti

 

Verônica de Sousa Cavalcanti, cearense de Quixadá, mudou-se para a Paraíba junto à família com apenas cinco meses de vida, onde foi criada  desenvolve sua aete. A atriz coleciona trabalhos em diversos campos da profissão, seja no teatro, cinema ou TV.

Antes de ingressar em sua primeira graduação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no curso de Letras, Verônica iniciou sua história no teatro em 1998, ao se matricular em um curso de férias em João Pessoa. Após o curso de Letras, ela resolveu enfim se render ao seu dom e começou a estudar Artes Cênicas na mesma instituição de ensino e desde então se envolveu com os grupos de teatro na capital paraibana.

O primeiro espetáculo de sua carreira foi na produção “Diário de Cleci”, dirigida por Roberto Cartaxo no Teatro Santa Roza, um dos principais palcos de teatro do estado. Convidada por uma amiga para integrar o elenco, foi lá que Verônica deu seus primeiros passos profissionalmente. Mais tarde integrou ao seu currículo as produções “A Maldição de Carlota” por Fernando Texeira, “Noite Escura” por Paulo Vieira e ainda “As pelejas de Ojuara” por Jorge Bueres e Ana Luiza Camin.

Logo mais, após passar pelos testes vocacionais que são os palcos de teatro, Verônica decidiu cursar Especialização em Teatro. E em seguida, atua no espetáculo o “O Último Verso” de Elionora Montenegro. Dois anos mais tarde participa do filme de curta-metragem “A Canga”, de Marcus Vilar, seu primeiro trabalho no cinema.

Dentre suas várias atuações estão “Cinemas, aspirinas e urubus” de Marcelo Gomes, nas obras de Petros Cariry com “O Grão”, “Clarisse, ou alguma coisa sobre nós”, e “O Barco”, e ainda com de Taciano Valério os filmes “O Ferrolho” e Onde Borges tudo vê”. Entretanto, foi na televisão que Verônica ganhou visibilidade nacional, compondo o elenco da telenovela “Velho Chico” ao lado de nomes com o de Antônio Fagundes.

Atualmente a artista faz parte do Coletivo Alfenim de Teatro, companhia fundada na capital com integrantes de diferentes lugares, atuando em dramaturgias autorais que normalmente retratam temas e questões sociais. O coletivo compõe e administra diversos trabalhos no teatro pela região.

 

Fontes:

https://www.linkedin.com/in/ver%C3%B4nica-cavalcanti-16006432/?ppe=1

https://www.youtube.com/watch?v=tju6UqZhCRE

https://www.facebook.com/veronicadesousa.cavalcanti

http://gshow.globo.com/TV-Cabo-Branco/noticia/2016/03/velho-chico-como-zilu-veronica-cavalcanti-entra-na-trama-e-muda-rumo-de-personagem-de-santoro.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *