O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/09/2017

Ubella Preta

Grupo de música instrumental. TCongregam elementos do afrobeat, da psicodelia, do rock, do dub e e outros gêneros. Com essa sonoridade singular, conquistou um público fiel que os acompanha desde o início.
Data de publicação: setembro 20, 2017

Naturalidade: João Pessoa- PB

Surgimento: 2009

Gênero Musical: música instrumental

Facebook: https://www.facebook.com/companhiadasindiasespaciais/

E-mail: ubellapreta@gmail.com

 

Formada por David Neves (Controller, PC, Guitarra), Felipe Nicolensis (Baixo e pedais) e CH Malves (Bateria), a Ubella Preta é um trio de música instrumental com uma sonoridade um pouco difícil de classificar. É um pé no afrobeat, um braço na psicodelia, a cabeça no rock, o corpo no dub e por aí vai. Com essa sonoridade singular, conquistou um público fiel que os acompanha desde o início.

O trio teve sua trajetória iniciada em 2009, quando surgiram as primeiras composições e apresentações em meios alternativos e a pré-produção do primeiro EP, lançado em 2010 com o nome “Água de Jamaica”. Este trabalho foi apresentado em festivais de Pernambuco e Paraíba durante o ano de 2010, além de convite para o Festival Francês Kiss Balade e 20º Encontro para a Nova Consciência. Em todos esses eventos a banda foi destacada pela sua originalidade musical e citada como uma das boas surpresas do cenário independente no Brasil.

A banda tem como cabeças David Neves e Felipe Nicolau, que provocados por improvisações, trilhas sonoras, ruídos, HQ’s e engenharia criaram a banda. Vislumbrando um universo rebuscado, jazzístico e sujo na sua melhor utilização estética. O percurso da Ubella Preta ainda é marcado por parcerias como a do citarista e filósofo Alberto Marsicano e os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró.

Com esses irmãos foi produzido um material intitulado de “Ubella Preta e Jaguaribe Carne em Tubos de Ensaio no Laboratório Experimental”, nele é apresentado duas faixas: “Alfaiars” e “Espancamento no Juliano Moreira” formando um material totalmente improvisado. Registrado em áudio e vídeo com o lançamento em julho de 2011 em um espetáculo apresentado em teatros e auditórios, como no SESC Santo Amaro, em São Paulo (SP) na II Feira da Musica Analógica, onde a parceria foi apresentado ao público pela primeira vez, registrado numa fita magnética em gravador analógico, em 16 canais.

Em 2012, a banda gravou, com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (FMC) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, o primeiro disco deles intitulado de “Evento Horizonte”. O disco contém 8 músicas inéditas que percorrem o universo dos átomos e partículas subatômicas onde todos os pontos giram e convergem à singularidade. Depois de shows no Festival Aural e Cambio 14 no México em 2014, e Virada Cultural de São Paulo a banda pré-produziu em estúdio em 2015 o disco “Companhia Das Índias Espaciais”. Nesse disco, a banda explora ainda mais os osciladores de ondas baixas e os controles de voltagem; o álbum, contudo, ainda não tem previsão de lançamento.

Para ouvir o repertório da Ubella Preta é só acessar a página do Soundcloud do trio instrumental.

 

Fontes:

http://www.altnewspaper.com/2010/11/bebendo-agua-de-jamaica-com-ubella-preta_10.html

http://www.portalcodisma.com.br/noticia-1077-music-from-paraiba-apresenta-shows-das-bandas-burgo-ubella-preta-e-feiticeiro-juliao.html

http://www.wscom.com.br/index.php/entretenimento/noticias/musica/ubella+preta+lanca+seu+primeiro+ep+neste+sabado+-87506

http://www.diadamusica.com.br/ubellapreta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *