O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/08/2021

Túnel da Serra da Viração

Famoso ponto turístico da cidade de Bananeiras, o Túnel da Serra da Viração foi construído entre o final de 1921 e meados de 1923.
Data de publicação: agosto 9, 2021

Localização: Bananeiras – PB

Comprimento total: aprox. 120m

Boca do túnel: aprox. 5,50m de altura

Largura da boca norte: 3,85m 

Largura da boca sul: 3,95m

Famoso ponto turístico da cidade de Bananeiras, o Túnel da Serra da Viração foi construído entre o final de 1921 e meados de 1923, pela Inspectoria Federal de Obras Contra as Seccas – IFOCS, durante o mandato do governador paraibano Sólon de Lucena.

Após inúmeras dificuldades, que incluíam o risco constante de paralisação definitiva da obra, o primeiro trem fez a travessia no túnel rumo à estação local em 25 de novembro de 1923. A construção beneficiou muito os moradores locais, pois antes a ferrovia terminava na Vila de Camucá – hoje o município de Borborema – localizada a doze quilômetros de distância da cidade.

O benefício se deu com um trabalho árduo e utilização de tecnologia da empresa Great Western of Brazil Railway, que perfurou um túnel de 202 metros de pedra maciça para realizar a obra, já tendo registrado a morte de cerca de 30 homens durante a construção de outro túnel na região.

No planejamento original a linha ferroviária seria chamada “Estrada de Ferro Independência – Picuhy” mas as obras nunca atingiram sua completude por conta do decreto do Governo Federal do então Presidente Artur Bernardes, que cortou todas as verbas de construção de obras do IFOCS, fazendo a estrada ficar conhecida como “Ramal de Bananeiras”.

Durante a Ditadura Militar o tráfego do Ramal foi completamente desativado por ordem do Governo Federal liderado por Castello Branco, tendo toda sua estrutura ferroviária removida permanentemente sem possibilidade de reativação.

A construção é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP e, nos dias de hoje, é utilizada nas comemorações das festas juninas e como espaço turístico para visitação na cidade de Bananeiras.

Adailson Paiva

Fontes:

http://historiaferroviariaparaibana.blogspot.com/2016/03/visita-ao-tunel-da-serra-da-viracao.html

https://puromountainbike.com.br/conheca-bananeiras

http://www.estacoesferroviarias.com.br/paraiba/tunel-bananeiras.htm

https://estacaobananeiras.com.br/cultura-do-frio/a-curiosa-historia-da-estacao-de-trem-que-virou-pousada-e-restaurante/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *