O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/01/2017

Tribo Indígena Tupy Guanabara

O grupo do Bairro de Mandacaru busca manter viva a cultura do índio no estado. A agremiação paraibana acumula vários títulos e premiações em campeonatos carnavalescos.
Data de publicação: janeiro 4, 2017

Município: João Pessoa – PB

Localização: Mandacaru

Fundação: 5 de julho de 1946

Fundador: Antônio Massu

A Tribo Indígena Tupy Guanabara surgiu como um clube, ainda 1946 quando foi organizada a sua primeira apresentação para sair no Carnaval. No mesmo ano, passou a ter a denominação que a consagrou. O intuito da agremiação era alegrar a comunidade do Bairro de Mandacaru e manter viva a cultura do índio no estado.

A tribo é composta por cerca de 80 integrantes. Entre eles, há índios e pessoas que não se identificam com a etnia. Os ensaios para os desfiles no Carnaval Tradição de João Pessoa começam ainda em setembro e são realizados na rua em frente à casa do fundador.

O grupo leva para a avenida música acústica própria, coreografias, dançarinos e personagens como o Cacique, Pajé, Feiticeiro e Espiões, portando capacetes e estandartes. As cores fixas da tribo são o vermelho e o amarelo. Outro diferencial são as Loas, como são chamadas as narrativas do Ritual da Matança. A cada ano um novo tema é escolhido para os desfiles.

A atração tem presença confirmada no tradicional carnaval pessoense, sendo parte integrante do tesouro histórico e cultural da Paraíba. É uma das três tribos indígenas do Bairro de Mandacaru. Para Antônio Massu, fundador do grupo, essa expressão artística é uma forma de valorizar as raízes brasileiras.

São vários títulos e premiações em campeonatos carnavalescos da cidade ao longo de sua história. O colorido, o brilho do figurino, os movimentos realizados com alegria e satisfação, os símbolos guerreiros e a beleza da dança dos componentes encantam o público durante os desfiles no Carnaval Tradição de João Pessoa.

Em 2005, a atração ficou em terceiro lugar na competição entre tribos do Carnaval Tradição da capital paraibana, mostrando força, dedicação e enaltecendo a importância da presença indígena no meio cultural. No ano de 2010, foi a vencedora da competição, e em 2014 ficou com o vice-campeonato.

Fontes:

http://www.clickpb.com.br/noticias/paraiba/carnaval-tradicao-faz-previa-no-bairro-da-torre/imprimir/

http://www.30rba.abant.org.br/arquivo/downloadpublic?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjI4NjUiO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiYTY3MmFhMWFlMmYxZTc3MDU2ZjliNzY5ZWIzYjI3MTciO30%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *