O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/09/2015

Teresa Júlio

A artesã faz parte do projeto Sereias da Penha. Com escamas de peixes e conchas de mariscos ela produz biojoias, flores e buquês.
Data de publicação: setembro 14, 2015

Naturalidade: Cabedelo – PB

Nascimento: 11 de março de 1957

Técnica Artesanal: Crochê e tricô.

Matéria-prima: Manejo com linha de pesca, cobre, fios de inox, ouro e prata, escamas de peixe e conchas de mariscos.

Peças produzidas: biojoias, flores e buquês.

Instagram: https://www.instagram.com/teresajulio9/ 

Teresa Cristina Júlio é artesã desde 2005 e faz parte do projeto Sereias da Penha, cooperativa de artesãs da Comunidade da Penha, em João Pessoa. Ela produzia pequenas peças de roupa e decoração em crochê, e se especializou no manejo de escamas de peixe e conchas de mariscos através do projeto “Sereias da Penha”, coordenado pelo Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Prefeitura Municipal de João Pessoa e SEBRAE-PB.

O projeto oferece as artesãs da Comunidade da Penha uma série de oficinas e capacitação focada na aculturação do design na matéria-prima abundante na região, as escamas de peixe.

Teresa utiliza as técnicas que aprendeu em escamas dos peixes típicos da região (de todos os tamanhos). Todo processo do manuseio a concepção das peças acontecem de forma sustentável. Em um primeiro momento são selecionadas cuidadosamente, por tamanhos, as escamas de peixes como “tainha ou camurupim”; em seguida essas escamas passam por um processo de limpeza, coloração e separação. Ao fim, são furadas e ficam disponíveis para o uso criativo da artesã e suas companheiras do projeto.

Em 2015, o trabalho ousado e empreendedor da artista e das outras integrantes do grupo “Sereias da Penha” lhes rendeu participação no desfile do estilista Ronaldo Fraga, no São Paulo Fashion Week (SPFW), maior evento de moda da América Latina. Através deste contato com o trabalho do estilista, parceiro do Sebrae em outras iniciativas para capacitação de empreendedores de pequenos negócios, a artesã Teresa Cristina descobriu um universo novo e direcionou o seu negócio em duas frentes, uma voltada para uma linha popular e outra com foco nos desfiles

A artesã destacou “Sempre acreditei na escama de peixe. Quando o Ronaldo veio aqui na comunidade, descobrimos outro universo, e novas possibilidades. Ele é incrível, muito especial e criativo. Devemos muito ao SEBRAE também que acreditou no nosso material”.

Fontes:

http://www.clickpb.com.br/noticias/cultura/roupas-e-acessorios-feitos-com-escamas-de-peixe-na-pb-desfilam-na-spfw/

http://mardeescamasenaturezavegetal.blogspot.com.br/

https://sereiasdapenha.wordpress.com/o-projeto/

http://www.blogdogordinho.com.br/governo-do-estado-abre-salao-de-artesanato-que-reune-500-artistas/

http://danadices.com/noticia/2015/03/08/sereias-da-penha

3 respostas

  1. Que pessoa linda é vc, querida Tereza!
    Só poderia sair estas belíssimas obras de arte de suas generosas mãos! ????????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *