O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/11/2015

Severino Medeiros

Começou a tocar os seus primeiros acordes tangendo o gado. Um dos maiores sanfoneiros do Brasil. Um documento vivo e símbolo da música nordestina.
Data de publicação: novembro 26, 2015

Naturalidade: Campina Grande – PB

Ano de nascimento: 1943

Atividade artístico-cultural: Instrumentista (sanfona)

Estilo musical: Forró

Severino Medeiros é um dos maiores sanfoneiros do Brasil e conhecido por tão pouca gente. O artista é remanescente de uma geração de músicos que se destacou por valorizar a cultura nordestina e o acordeom. Passou toda sua infância em um Sítio em Lagoa de Pedra, e aprendeu a tocar sanfona quando ainda era criança, e sozinho. Sua mãe lhe presenteou com sua primeira sanfona.

Começou a tocar os seus primeiros acordes tangendo o gado. Que seguia ao som do instrumento. Desse dia em diante, Severino transformou-se num sanfoneiro. Começou a fazer shows de casamentos, apresentações em festas populares, e até hoje faz sucesso, cantando e encantando. E levando alegria e animação para sua plateia.

Músico e arranjador de primeira. Já tocou e se apresentou com grandes nomes da música nordestina, ícones da cultura forrozeira, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Antônio Barros e Cecéu, Marinês, Anastácia, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, Biliu de Campina e tantos outros.

Severino Medeiros tem cerca de 70 músicas gravadas por vários cantores, entre eles, Amazan, Capilé e Luizinho Calixto. O músico diz como aprendeu a tocar a sanfona “Aprendi na doida, sozinho mesmo!”, responde Seu Severino, soltando uma gargalhada e ajeitando seu chapéu branco, que se tornou sua marca. O músico também já integrou a Orquestra Sanfônica. Analfabeto, ele toca de ouvido, dá aulas de música e também domina violão, cavaquinho e pandeiro.

Segundo o sanfoneiro “A sanfona, lhe deu tudo na vida, nunca trabalhou em nada, e ganhou o sustento da família tocando sanfona, nas festas juninas, toquei em tanto canto no mundo que nem quero saber” Ele diz que quando começou a tocar na época era luz de lamparina, não tinha eletricidade,

Severino Medeiros é considerado um documento vivo e símbolo da música tradicionalmente nordestina “O Forró”.  O sanfoneiro diz qual o segredo? “Tocar por amor”. E complementa “Sanfoneiro até morrer”.

 

Fontes:

http://festarmuito.com/cla-dos-medeiros-canta-e-encanta-dedilhando-a-sanfona/

http://www.farmaciadias.com.br/saojoao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *