O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/08/2017

Sérgio Lopes

Poeta, cantor e compositor.
Data de publicação: agosto 25, 2017

Naturalidade: Campina Grande – PB

Nascimento: 27 de outubro de 1964

Atividades artístico-culturais: poeta, cantor e compositor

 

No ensino fundamental, Sergio Lopes envolveu-se com teatro no Colégio Estadual da Liberdade, em Campina Grande, quando conheceu um colega chamado Alfrânio, com o qual compartilhava poemas próprios ou achados dos poetas Augusto dos Anjos e Gonçalves Dias. Filho do radialista Magidiel Lopes de Souza e de Maria das Mercês Lima de Souza, Sérgio era o mais velho de cinco irmãos. Seu pai escrevia poemas românticos e os lia nos programas de rádio noturnos que apresentava nas rádios AM Caturité e Cariri.

Na adolescência, iniciou curso de teatro no Teatro Municipal de Campina Grande e sua primeira participação como ator foi na peça “Vestido de Noiva”, dirigido pela dramaturga Maria de Lourdes Capozolli.

O artista compõe desde sua adolescência, quando também cantava no coral jovem da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande, igreja que frequentava. Ele perdeu seus pais precocemente, pois sua mãe morreu aos trinta e cinco anos e seu pai faleceu em 1988, aos quarenta e seis anos, o que o levou, anos mais tarde, a alistar-se na Marinha do Brasil para garantir sua sobrevivência e a continuação de seus estudos.

Em 1978, inscreveu uma peça teatral de sua autoria no I FENAE (1o Festival de Artes Evangélicas, realizado em João Pessoa-PB). A peça, uma sátira intitulada “Ananias e Safira” conquistou o primeiro lugar. Nesse período, cria o GTE – Grupo Teatral Evangélico, sediado em Campina Grande.

Em 1980, prestou concurso e ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha em Natal (RN). Dois anos mais tarde foi transferido para o Rio de Janeiro, onde fixou residência definitiva. No Rio, inicia seus estudos teóricos de música, estudando baixo elétrico com o Prof. Ronaldo Diamante (Copacabana) e se congregou como fiel na Assembleia de Deus de São Cristóvão (RJ).

No ano de 1983, criou o Grupo Teatral Evangélico do RJ e dirigiu uma peça intitulada O Intruso dos Nossos Natais, apresentada no Teatro Cacilda Becker (Botafogo) para um público predominantemente evangélico. Em 1986, estimulado pelo troféu de 1º Lugar recebido no I Festival Nacional de Música Sacra, realizado no Teatro Villa Lobos em Copacabana (RJ) com a apresentação da música “Agora posso Crer”. Participa da fundação do Grupo Altos Louvores, liderado por Edvaldo Novaes e grava com eles o long-play intitulado Anseios, pela gravadora Desperta Brasil, do Rio de Janeiro.

Gravou seu primeiro trabalho solo em 1990, intitulado Nossos Dias, produzido por Pedro Braconnot (banda Rebanhão), e lançado em circuito nacional. Depois disso sua carreira foi progredindo cada vez mais, tendo mais de dez CDs contabilizados em sua discografia.

 

Fonte: http://sergiolopes.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *