O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/12/2015

São José dos Ramos

Mesorregião da Mata Paraibana. A terceira cidade mais velha da Paraíba. Os primeiros portugueses a habitar essa terra foram Joaquim Ramos, Francisco Ramos e José Ramos.
Data de publicação: dezembro 18, 2015

Localização: Mesorregião  da Mata Paraibana e Microrregião de Sapé.

Área territorial de 98,231 km².

População / IBGE / 2014: 5.820 habitantes.

Gentílico: Sanjoseense.

Limites geográficos municipais: Gurinhém, Caldas Brandão (norte), Sobrado e Pilar (leste), Itabaiana (sul) e Mogeiro (oeste).

Distância da capital João Pessoa: 59 km.

Acesso a partir de João Pessoa: Rodovias BR 230/PB 064.

Data da emancipação política: 29 de abril de 1994

Instalado em 01 de janeiro de 1997.

Configurações geomorfológicas: Os solos nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais; Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos, drenados e fertilidade natural média e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.

Altitude: 140 metros.

Vegetação: Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

Hidrografia: bacia hidrográfica do Rio Paraíba, região do Baixo Paraíba.

Clima: Tropical Semiárido.

Economia: agropecuária, indústria, serviço público.

História do município:

São José dos Ramos nasceu da imigração de três famílias portuguesas, por volta do século XVIII, oriundas de Pilar, terceira cidade mais velha da Paraíba. Em busca de novas terras, aqui chegaram Joaquim, Francisco e José Ramos, onde construíram uma capelinha. Depois vieram as famílias Silva, Farias, Caxias, Honório, Paiva, Chaves, Rodrigues Muniz, Araújo e Quintino Regis.

Essa imigração se deu no sentido da conquista de novas terras, fundamentada pelas relações de sobrevivência. Os primeiros portugueses a habitar essa terra foram Joaquim Ramos, Francisco Ramos e José Ramos. Aqui se instalaram com suas esposas e filhos, onde construíram uma casa e, ao lado uma capelinha, como era de tradição. Em 1860, Joaquim Ramos contraiu uma doença grave e fez uma promessa e, busca de cura. Joaquim e José retornaram a Portugal em busca das imagens da sagrada família, que foram conduzidas em procissão do porto de Cabedelo a São José.

No ano de 1978, através do deputado José Fernando de Lima, Antônio Caxias de Lima encaminhou um requerimento solicitando da Assembleia Legislativa, que São José passasse à condição de distrito, que foi efetivamente criado pela Lei nº 4.087, de 30 de julho de 1979, pertencente ao município de Pilar. Em 09 de Outubro de 1990, a Assembleia Legislativa, através do projeto de Decreto Legislativo nº 04/ 90, autorizou o Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba a realizar consulta plebiscitária às populações dos distritos, concordando com a elevação para cidades. Mas a autorização não se mostrou eficiente no mesmo ano, motivo de preocupação para o incansável Antônio Caxias, que a partir daí, continuou uma luta constante em busca da emancipação de São José.

Eventos turísticos:  Carnaval, Festas Juninas, Festival Nacional do Aboio, Emancipação Política, Cavalgada, Desfile de 7 de setembro e Festa da Padroeira.

Patrimônio arquitetônico / cultural material: Igreja Matriz.

Equipamentos culturais / turísticos: Praças Públicas.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_dos_Ramos

http://www.saojosedosramos.pb.gov.br/

http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/SAOJ189.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *