O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/12/2016

São José de Caiana

Microrregião de Itaporanga. O nome do município originou do primeiro sítio do local e do padroeiro São José. Do mirante situado na cidade é possível avistar à noite as luzes das regiões vizinhas.
Data de publicação: dezembro 28, 2016

Localização: Microrregião de Itaporanga, no Vale do Piancó, Sertão Paraibano.

Limites geográficos municipais: Diamante, Serra Grande, Bonito de Santa Fé, Conceição, São José de Piranhas, Aguiar e Itaporanga.

Área territorial: 176 km²

População: 6.141 habitantes

Gentílico: Caianense

Distância da capital João Pessoa: 454 km

Acesso a partir de João Pessoa: BR 230 / BR 361

Data de emancipação política: 7 de novembro de 1963

Economia: Funcionalismo público municipal e estadual, as pensões e as aposentadorias dos idosos, o pequeno comércio, a agricultura familiar e a pecuária.

História do município:

A história do município de São José de Caiana começa aproximadamente em 1910 com o sítio de propriedade de Manoel Caiana. O lugar passou a ser conhecido pelo sobrenome do dono.

No ano de 1916, Dezinho Araruna adquiriu o sítio. Vindo a falecer poucos anos depois, a responsabilidade pelas terras foi passada para o seu filho Argemiro Araruna. Um dos primeiros atos do novo dono foi erguer uma capela em homenagem a São José. Logo após, começou a construir algumas casas e a abrir também um pequeno comércio.

Por volta de 1948, os Araruna venderam a propriedade para José de Urbano, que por sua vez, em 1957, a repassou, incluindo parte do povoado, a José Pereira Lima conhecido como Zé Regiana, João Lopes da Silva, José Lopes da Silva e a Raimundo Lopes da Silva. Os compradores das terras dessa localidade começaram, a partir de então, a administrar o distrito.

Durante esse período, várias casas foram construídas, foi iniciada o levantamento da igreja, escolas, o comércio aumentou e o distrito, com o passar do tempo, ganhou a fisionomia de uma cidade. Conta-se que foram eles os pioneiros na luta pela emancipação política do município.

Em 1962, foi criado o distrito com a denominação de São José, pela Lei nº 2762, com a localidade subordinada a Serra Grande. Com a Lei Estadual nº 3098, é elevado à categoria de município, passando a se chamar São José de Caiana, alcançando sua emancipação política no dia 7 de novembro de 1963.

Eventos turísticos: Festa do Padroeiro São José e Festa de Emancipação Política do Município.

Patrimônio arquitetônico / cultural material: Igreja Matriz de São José.

Equipamentos culturais / turísticos: Mirante São José e a Praça Pública Central.

Fontes:

http://www.saojosedecaiana.pb.gov.br/

http://www.cidadesdomeubrasil.com.br/pb/sao_jose_de_caiana

http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2014/11/07/12945-sao-jose-de-caiana-tambem-celebra-51-anos-de-emancipacao-politica-nesta-sexta-feira-07

http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?codmun=251430

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_de_Caiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *