O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/09/2015

São Domingos do Cariri

Mesorregião Borborema do Estado da Paraíba. Atrações Turísticas Naturais: Sítios Arqueológicos: Lagoa do Escuro e Pau Leite, Serra do Pico e Pedra Furada.
Data de publicação: setembro 24, 2015

Localização: O município de São Domingos do Cariri está localizado na Microrregião São Domingos do Cariri e na Mesorregião Borborema do Estado da Paraíba.

Área territorial: 222 km².

População – IBGE/ 2010: 2.420 habitantes

Gentílico: Sãodominguense

Limites Geográficos: Norte: Cabaceiras; Leste: Barra de São João Miguel; Oeste: São João do Cariri; Sul: Caraúbas.

Distância da Capital: 182 km

Data da Emancipação Política: 29 de abril de 1994.

Configurações Geomorfológicas: O município de São Domingos do Cariri está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros.

Altitudes: 650 a 1000 metros.

Vegetação: Florestas Subcaducifólica e Caducifólica.

Hidrografia: Rio Paraíba e os riachos: Algodoais, Angico, Gangorra,

Ipueirinha, Pereiros, Olho d’ Água, Picoto, da Calma, Gravatá, Salgadinho, das Varas, da Barra ePedra d’ Água. O principal corpo de acumulação é o açude Barra do Xandó.

Clima: Tropical chuvoso com verão seco.

Economia: Baseada na agricultura, pecuária e comércio.

História do município:

Em 1922, mais precisamente no dia 22 de abril, chegou nesta região o jovem Francisco Amâncio Diniz, que incentivado por seu espírito aventureiro, deixou sua terra natal (a cidade de Taperoá) procurando estender o comércio do qual vivia percorrendo várias regiões do Estado. Na época, ao chegar encontrou outros comerciantes que se abrigavam à sombra de uma quixabeira onde colocavam seus produtos a venda. Como não havia, até então, demarcações de terras, pois todos que se encontravam aqui, assim como Francisco Amâncio, eram oriundos de outras regiões. Francisco Amâncio tomou a iniciativa de organizar um povoamento, onde todos por eles liderados começaram a demarcar as terras.

Tomando as margens do Rio Paraíba como referência, Francisco Amâncio que também era pedreiro, construiu a primeira casa e organizou aos poucos as construções seguintes, onde podemos destacar as principais obras por ele deixadas, como antiga “Igreja Velha”, o cemitério, e a Igreja nova que também foi iniciativa dele, dando início ás obras pouco antes de seu falecimento em 21 de dezembro de 1976. Foi assim, depois de formado um lugarejo, que no ano de 1961, São Domingos galgou a categoria de distrito, ato na época sancionado pelo então Governador Pedro Gondim.

Eventos turísticos: Reveillon, Festa de São Sebastião, Carnaval, São João, Evento Evangélico, Emancipação Política, Exposição de Caprinos e Ovinos, Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Atrações Turísticas Naturais: Sitio Arqueológico “Lagoa do Escuro”, Sítio Arqueológico “Pau Leite”, Serra do Pico, Pedra Furada.

Patrimônio arquitetônico / cultural material: Casarões e Sobrados Antigos, Igrejas de São Sebastião e de Nossa Senhora da Conceição.

Equipamentos culturais / turísticos: Igreja Nossa Senhora da Conceição

Rua: 15 de novembro, 67 Centro, Taperoá – PB CEP: 58680-000.

 

Fontes:

http://www.taperoa.pb.gov.br/

https://www.flickr.com/photos/egbertoaraujo/4990414767/in/photostream/

https://www.facebook.com/SaoDomingosDoCariri/info?tab=page_info

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *