O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/10/2021

SambaTap

O SambaTap é um grupo de Campina Grande que une a brasilidade e a poesia do samba a dança e a percussão do sapateado (tap dance).
Data de publicação: outubro 22, 2021

Surgimento: 2017

Local: Campina Grande – PB

Instagram: https://instagram.com/sambatap

Youtube: https://youtube.com/channel/UCrz5CCkvOaP5HIvQTaDTlew

O SambaTap é um grupo de Campina Grande que une a brasilidade e a poesia do samba a dança e a percussão do sapateado (tap dance). O projeto surgiu em 2017, sendo idealizado pela cantora Savanna Aires e pela sapateadora Thaynara Policarpo, logo em seguida contou com a participação dos músicos Tiago Perdigão, no violão, Miguel Arcanjo, no cavaquinho, e João Marinho e Renally Lucas na percussão. 

Ao longo destes 4 anos, o SambaTap se descobriu em cada show que realizava, aderindo a novas formas de se apresentar com sua mistura única, participando de eventos expressivos do estado como a Feira Literária de Boqueirão (FLIBO), Festival de Artes Jackson do Pandeiro (JP) e o Encontro da Nova Consciência (CG), além de típicas rodas de samba em bares da cidade e de debates dentro da comunidade acadêmica. 

Em seu repertório, o grupo se mostra bastante criterioso e equilibrado, afinal, além de apresentar clássicos do samba, também traz à tona pérolas subestimadas ou pouco conhecidas do gênero, além de incluir canções autorais, compostas tanto pelos próprios integrantes, como por amigos parceiros. O grupo também é um dos principais idealizadores e participantes do Festival Casa de Bamba Paraíba, que ocorreu de forma online nos anos de 2020 e 2021, agregando a participação grandes artistas do cenário do samba paraibano. Desde então, devido a pandemia, o SambaTap não retornou a palcos, mas vem lançando produções audiovisuais em seus canais nas mais diversas plataformas, manifestando sua musicalidade tão brasileira em um conjunto tão atípico de arte.

Azoka Gouveia Filho

Fonte:

Entrevista com Savanna Aires feita por Azoka Gouveia Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *