O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/05/2018

Rotten Flies

  A banda intitulada Rotten Flies foi criada em 1990 na capital paraibana (João Pessoa), e traz em suas músicas uma realidade vinculada às ruas com letras fortes que trazem uma crítica social...
Data de publicação: maio 25, 2018

Naturalidade: João Pessoa- PB

Surgimento:  Setembro de 1990

Gênero Musical: Punk/ Hardcore

Facebook: https://www.facebook.com/rottenflies/

A banda intitulada Rotten Flies foi criada em 1990 na capital paraibana (João Pessoa), e traz em suas músicas uma realidade vinculada às ruas com letras fortes que trazem uma crítica social ao que os causa ‘desconforto’, como a própria banda define o processo de criação de suas letras em uma entrevista ao ‘Nada Pop’: “Fazer música e falar do que nos causa desconforto é o propósito para não morrer sufocado com o grito na garganta, porque sufocado em breve estaremos todos!”, completam. A banda é composta por Francisquinho (vocal), Adriano  (Guitarra), Beto (Bateria), Cecílio (Baixo), e tem como influência as bandas Minor Threat, Ratos de Porão, Olho seco e G.B.H.

São 25 anos na ativa, perpassando desde a fita cassete com “Necrofilia” até seu último CD, “Saco de gilete”. Depois de quatro anos, Cecílio, Adriano, Beto e Francisquinho, voltaram para a estrada com o terceiro e último cd da banda, que agrupa diversas fases do grupo, com músicas que passam por três guitarristas diferentes, contando com um novo integrante e faixas escritas por ele, incluindo a que dá o nome ao álbum. Com letras reflexivas e rodeadas de insatisfação social, os mesmo definem que: “São letras que retratam momentos diferentes em bairros distintos. Em todo canto do mundo tem cidades com bairros barra pesada. A Ladeira do Varjão é uma via que liga os bairros de Jaguaribe com o Cristo (bairro da periferia) e que já foi cenário de muitos causos. Enquanto Jacarapé ficou famosa porque se costumava desovar corpos por lá. É um local distante e pouco habitado. Daí o refrão dizer: “Jacarapé, desova grande!” Acho bacana uma banda falar de sua aldeia, de suas peculiaridades, do micro para o macro.”, relatando a história por trás de Ladeira do Varjão’ e ‘Jacarapé.

Foi dentro de um contexto de insatisfação com a justiça local, que o mais novo trabalho da banda intitulado “Canjiquinha” foi inspirado, a mesma faz parte dos mais recentes álbuns ‘3 Way for Conspiracy’ e ‘Sight Disaster’. 

Fontes:

https://www.facebook.com/pg/rottenflies/photos/?ref=page_internal

http://zp.blog.br/?m=news&id=28792

http://rottenflies.blogspot.com.br/p/discografia.html

http://nadapop.com.br/rotten-flies-o-hardcore-de-joao-pessoa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *