O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/09/2020

Rota de Pedestres na Cidade de João Pessoa e o Estímulo ao Desenvolvimento do Turismo Cultural

O projeto tem importância para o turismo pessoense, mas também é uma forma de valorizar a cultura local, fortalecendo sua identidade cultural.
Data de publicação: setembro 29, 2020

Município: João Pessoa-PB

O projeto de extensão Rota de Pedestres na Cidade de João Pessoa e o Estímulo ao Desenvolvimento do Turismo Cultural, é vinculado ao Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba e coordenado pela professora Adriana Brambilla. Ele começou a ser discutido em 2016 pelo GCET (Grupo de Cultura e Estudos em Turismo). 

A coordenadora explica que as rotas de pedestres podem ser entendidas como caminhos planejados e percorridos a pé, geralmente em lugares com características naturais ou culturais, que consequentemente, geram interesse ao turismo. Esse lugares facilitam o desenvolvimento do turismo local e a divulgação do patrimônio que possuem importância histórica, econômica e social.

O centro de João Pessoa, é muito importante por possuir grande valor histórico e cultural para a cidade e para a Paraíba, entretanto, para que ele chegue aos turistas e ao povo, ele precisa ser bem identificado e catalogado, além de receber estímulo comercial e outros serviços. É esse o objetivo da extensão: “elaborar um plano de trabalho que será distribuído aos empresários que têm estabelecimentos situados ao longo das rotas de pedestres do Centro Histórico pessoense, para orientar e capacitar os atores da atividade econômica”, como explica Adriana.

O projeto tem importância para o turismo pessoense, mas também é uma forma de valorizar a cultura local, fortalecendo sua identidade cultural. Ele também demonstra que os empresários são importantes para esse impulsionamento. Adriana explica que como resultado, eles esperam gerar capacitação desses gestores para que as expectativas do visitante sejam realizadas.

Fonte:

Entrevista realizada por Grace Vasconcelos com a coordenadora do projeto Rota de Pedestres, Adriana Brambilla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *