O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/06/2021

Romance de Serra Branca

"Amor Veio de Avião": História de Romance em Serra Branca.
Data de publicação: junho 11, 2021

Título da Notícia: “Amor Veio de Avião”

Matéria Publicada Em: http://senhorcariri.blogspot.com/2015/02/amor-veio-de-aviao.html

Data da Publicação: 26 de fevereiro de 2015

Local do Ocorrido: Lagoa do Panati, Serra Branca – PB

Data do Ocorrido: 2 de outubro de 1950 

História

A paraibana Josefa Araújo Bostellman era bastante jovem quando em sua cidade natal, Serra Branca, na região do Cariri Paraibano a cerca de 198 km de João Pessoa, houve um acidente aéreo que mudaria sua vida para sempre. O avião Hudson – B2 da FAB (Força Aérea Brasileira) estava levando militares para atuarem na segurança das eleições da cidade de Sousa, mas que devido a uma pane nos motores foi preciso realizar um pouso de emergência na região em que sobrevoavam.

A aeronave desceu em local conhecido como Lagoa de Panati que dava acesso ao município de Coxixola. A bordo estava o mecânico paranaense Rubens Bostellman o único entre todos a ficar ferido com a aterrissagem inesperada.  O primeiro a socorre-los foi o padre João Marques, Rubens foi levado diretamente para o Recife onde havia um hospital mais equipado para seu tratamento, ele apresentava um corte profundo nas costas que preocupava os médicos nos primeiros momentos de seu atendimento. Mas após dois meses de recuperação ele recebeu alta e retornou a Serra Branca para agradecer a todos por seus esforços para salvá-lo. Na ocasião era realizada a Festa da Padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Conceição, durante a festa ele se apaixonou perdidamente por Josefa.

Ambos passaram a se conhecer melhor, depois de cinco dias em Serra Branca, Rubens precisava partir para seus compromissos militares no Recife, mas prometendo a Josefa retornar para passar o Natal ao lado dela. A família dela era bastante conservadora e Rubens sabia que precisava  declarar suas boas intenções para o pai de Josefa o respeitável comerciante da região o senhor Antônio Bezerra de Souza, que lhe concedeu seu consentimento e ambos passaram a ter um relacionamento de maneira respeitosa diante dos olhos do pai da moça.

Finalmente em 2 de maio de 1952 após mais de 1 ano de compromisso, Rubens e Josefa subiram ao altar. Ambos tiveram 6 filhos e passaram os primeiros 10 anos de casamento no Recife onde Rubens atuava na base da FAB, depois se mudaram para Curitiba, após 47 anos juntos, Rubens faleceu em 10 de outubro de 1999. Durante sua estadia em Serra Branca em seus últimos anos de vida, ele recebeu o título de cidadão serra-branquense  além de ser condecorado como segundo-tenente da Força Aérea Brasileira.

Jonas do Nascimento

Fontes:

http://senhorcariri.blogspot.com/2015/02/amor-veio-de-aviao.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *