O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/04/2019

Rieg

Banda pessoense formada pelo Norte-americano Rieg, Daniel Jesi e Nildo Gonzalez no início de 2010
Data de publicação: abril 18, 2019

Gênero:Trip Pop

Naturalidade:João Pessoa/PB

Facebook: https://www.facebook.com/pg/riegband

Instagram:https://www.instagram.com/riegband/

Contato:(83) 98817-7684

E-mail: riegband@gmail.com

Site:http://www.riegriegrieg.com

 

Formado pelo Norte-americano Rieg R (voz/sampler/synth), Daniel Jesi (baixo) e Nildo Gonzalez (bateria), no início de 2010 o grupo entrou em estúdio para compor terminando as gravações em outubro, estreou nos palcos em novembro no Festival Mundo 2010 e teve o lançamento do disco na  Casa de Cultura Cia.

O primeiro trabalho do grupo, o EP intitulado “The Histrionic”, foi lançado ainda em 2010, seguido do single “How Ya Livin’”. Além de ter a canção The Histrionic tocada na rádio WHUS FM de Connecticut (EUA) o grupo marcou presença em diversos festivais nacionais de peso como SIM SP (SP), Febre (SP), Festival Mundo (PB), Dia da Música (SP), UIVO (SP/PE), Picnik (DF), Fete De La Musique e Transpira (PI).  Em quase dez anos de formação a banda possui 5 eps e 1 álbum conceitual.

Foi em 2014 que a banda passou a  trabalhar no primeiro álbum, o conceitual “12:00”, neste,  a Rieg conta a história de um rapaz que após encontrar no porão de sua casa fitas VHS escondidas tem de lidar com algumas verdades sobre seu falecido pai. Neste contexto cada música representa uma cena dos filmes que estão ligados à neurose do pai.

“Nós sempre tivemos essa coisa meio visual no jeito de compor nossas músicas. A gente pensa numa história e depois quando vamos para a composição musical, as inspirações e o visual da coisa como um todo vem naturalmente”, explica Rieg.

Assim como o álbum lançado em 2018, a banda lançou também um  filme de mesmo nome. Uma obra estruturada dentro do conceito de “sample visual”, tratando-se de  um musical de longa metragem narrando a história por trás do álbum. Na construção visual da obra foi misturado registros audiovisuais aleatórios de fitas dos anos 80 e 90 e de fóruns de compartilhamento de vídeos, além das imagens da banda executando as canções do disco. Cada aspecto foi trabalhado  com filtros, cores e recortes que ligam a imagem visual para a estética VHS.

Fontes:

http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2018/12/20/rieg-duplo-clipes/

http://g1.globo.com/pb/paraiba/musica/noticia/2017/01/rieg-faz-trip-hop-retrofuturista-com-visual-distopico-inspirado-nos-anos-80.html

https://www.facebook.com/pg/riegband

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *