O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/07/2017

Raul Córdula

Pintor, artista gráfico, cenógrafo, professor, crítico de arte.
Data de publicação: julho 20, 2017

Naturalidade: Campina Grande – PB, radicado em Olinda – PE

Nascimento: 1943

Atividades artístico-culturais: pintor, artista gráfico, cenógrafo, professor, crítico de arte

Pintor e curador de arte independente, Raul Córdula vive e trabalha em Olinda (PE). Começou a pintar em 1958, orientado pelo amigo Flávio Bezerra de Carvalho. Em 1959, ilustrou poesias da Geração 59, grupo de poetas paraibanos que edita o suplemento literário A União nas Letras e nas Artes. No início da década de 1960, viajou para o Rio de Janeiro e estudou História da Arte no Instituto de Belas Artes e Técnica em Pintura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ.

Sua primeira exposição individual foi realizada em 1960 na Biblioteca Pública de João Pessoa. Sua convivência com artistas cariocas dessa época fez com que ele se engajasse nos movimentos da arte de vanguarda brasileira. Desde então em sua pintura ocorreu uma sucessão de fases e caminhos ligados à pesquisa e experimentações.

Começou a trabalhar com exposições no Nordeste (Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e no Rio de Janeiro (Galeria Verseau, 1965) e posteriormente participou de atividades envolvendo instituições culturais – a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) principalmente. Também atuou como escritor de textos sobre arte  e apresentações de exposições, artigos de jornal, entrando no campo da crítica de arte e se filiando-se à Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA. Em 1967, tornou-se diretor do Museu de Arte Assis Chateaubriand de Campina Grande – Maac. Idealizou, em 1977, o Núcleo de Arte Popular e Artesanato – NAP, da Casa de Cultura de Pernambuco, no Recife.

Entre 1978 e 1985, foi coordenador do Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB. Lecionou História da Arte e Fundamentos da Linguagem Visual nos cursos de Educação Artística e Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Artes da UFPB entre 1978 e 1988. Foicontratado pelo Museu de Arte da Moderna da Bahia – MAM/BA para coordenar a implantação do Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas, em 1994. Foi diretor de desenvolvimento artístico e cultural da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc entre 1997 e 1998.

Fontes:

http://www.olholatino.com.br/acervo/index.php/80-artistas-brasil/229-raul-cordula

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9410/raul-cordula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *