O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/11/2016

Quadrilha Junina Amor Caipira

É uma referência no Estado da Paraíba. O grupo se destacou em vários concursos e festivais. As participações e prêmios profissionalizaram o trabalho dos dançarinos.
Data de publicação: novembro 9, 2016

Município: Areial – PB

Fundação: 1999

Facebook: https://www.facebook.com/JuninaAmor2017

A Quadrilha Junina Amor Caipira foi fundada por jovens estudantes da pequena cidade de Areial, que se apaixonaram pela dança e cultura nordestina. Criada com o intuito de ser apenas uma instituição escolar, logo os membros perceberam que os trabalhos estavam se desenvolvendo e então decidiram se profissionalizar e levar a arte dos quadrilheiros para toda a Paraíba.

Inicialmente, se apresentavam apenas dentro do estado, mas a partir do ano de 2006 começaram a participar de concursos e festivais regionais em outros lugares do Nordeste. Apesar desse salto na atuação do grupo junino, ele passou dois anos sem conquistar nenhum título importante.

No ano de 2008, veio a primeira grande conquista, quando a Amor Caipira foi a vencedora de um festival realizado na cidade paraibana de Pirpirituba, desbancando algumas já consagradas no estado. Com essa vitória, se classificou para a nova etapa da disputa, realizada em Cubati, onde mais uma vez se consagrou campeã, e sua rainha Bruna Diniz foi considerada a melhor da noite. As participações e prêmios profissionalizaram o trabalho dos dançarinos, e desde então, o grupo passou a ser considerado referência na Paraíba.

Em 2009, o tema “No Engenho Colonial Tem Colheita e Emoção, Negro Conta a Sua História em Uma Noite de São João” fez o grupo conquistar o segundo lugar no ranking das melhores quadrilhas paraibanas. No mesmo ano, foi convidada a participar do maior concurso do Rio Grande do Norte, disputado na cidade de Currais Novos. Em meio a 62 equipes, foi a campeã da noite e levou o título de Melhor Coreografia. A força e paixão do grupo fizeram com que alcançassem esse grande feito, mantendo até hoje o recorde da competição, com a nota de 295,6 pontos, além de ser a única fora do Rio Grande do Norte a conquistar essa colocação.

A vitória fez a Amor Caipira ser premiada com os títulos de Melhor Coreografia no Festival da Federação de Quadrilhas Juninas do Estado da Paraíba (FEQUAJUNE-PB) e Melhor Coreografia, pelo público e jurados do Prêmio Brasil Junino, além de ter sido classificada no concurso nacional que foi disputado em Iguatu, no Ceará. Nesse estado, ficaram em quinto lugar e venceram o prêmio de Melhor Coreografia do país, desbancando grandes grupos.

No ano de 2010, ao disputar o Prêmio Brasil Junino, a equipe paraibana foi a mais bem colocada nas categorias de Melhor Quadrilha do Brasil, Melhor Coreografia, Evolução, Entrada, Temática e Repertório Musical. Com todas essas vitórias, a junina foi convidada a participar do Desfile de Escolas de Samba do Rio de Janeiro, pela Unidos de Vila Isabel, representando todos os grupos de quadrilheiros do país. Também foi chamada a se apresentar em Roraima na abertura dos festejos do mês de junho.

Em 2011, após essa trajetória de garra e grandes conquistas, infelizmente a formação teve que encerrar suas atividades por falta de componentes. Em 2013, houve uma tentativa de retorno, mas que não obteve o êxito esperado.

No ano de 2016, a Quadrilha Junina Amor Caipira deu a volta por cima e retomou os trabalhos, marcando presença com alegria, beleza, coreografias e, acima de tudo, trazendo a força de superar as adversidades, que é tão característica do povo do Nordeste do Brasil.

Fontes:

http://www.amorcaipira.blogspot.com.br/2009/02/nossa-historia.html

http://quadrilhasjuninasbr.blogspot.com.br/2014/12/amor-caipira.html

http://arraiadosmatutosshow.blogspot.com.br/2011/09/amor-caipira-pb-esta-de-volta-as.html

Inventário/Colaboração/Paraíba/Criativa/Quadrilha/Junina/Amor/Caipira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *