O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/10/2015

Prata

Microrregião do Cariri Ocidental. O nome surgiu de uma nascente de águas cristalinas, descoberta por uma moradora, que passou a chamar a fonte de “Poço de Água de Prata”.
Data de publicação: outubro 9, 2015

Localização: Mesorregião da Borborema e Microrregião do Cariri Ocidental.

Data da emancipação política: 16 de fevereiro de 1955

Instalado em 01 de janeiro de 1959.

Limites geográficos municipais: Ouro Velho, Amparo, Sumé, Monteiro e com o estado de Pernambuco.

Gentílico: Prataense.

Área territorial: 192,011 km²

Altitude: 577 metros

População / IBGE / 2015: 4 109 habitantes.

Distância da capital João Pessoa: 302 km.

Acesso a partir de João Pessoa: BR 230, PB 138, BR 412 e BR 110.

Configurações geomorfológicas: Caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Os solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais; Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos, drenados e fertilidade natural média e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.

Vegetação: Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia, tipo de vegetação adaptado à carência d’água, como xiquexique, jurema, favela etc.

Hidrografia: Bacia hidrográfica do Rio Paraíba, Região do Alto Paraíba. Principais tributários: os riachos da jureminha, dos Olhos d’ Água, da Catingueira, do Acauã, do Descanso, da Boa Vista, do Zuzas, dos Barões, São Francisco, da Prata, da Várzea, da Lapa, Boa Sorte e Santa Catarina. Os principais corpos de acumulação são os açudes: da Lapa e da Barra, além da lagoa Panati.

Clima: Tropical Semiárido, com chuvas de verão.

Economia: Economia baseada na sua grande parte em serviços, com uma pequena participação da indústria e da agropecuária.

História do município: Os primeiros habitantes a morar no local onde cresceu o município foram Joaquim Monteiro, Isabel, Vicente e Bento Aleixo, por volta do século XVIII, onde estabeleceram fazendas de criação de gado.

Em 1800, Manoel Monteiro do Nascimento e sua mulher desmembraram a sua fazenda com intuito de construir uma capela, a capela de Nossa Senhora das Dores, distante 300 metros da margem do rio.

Logo a fertilidade do solo atraiu muitos habitantes, e em pouco tempo já havia ali um grande povoado; O nome de Prata teve origem de uma nascente de águas cristalinas, descoberta por uma moradora, que passou a chamar a fonte de “Poço de Água de Prata”.

Eventos turísticos: Emancipação política.

Atrações Turísticas Naturais:  Serra da Matarina

Patrimônio arquitetônico / cultural material: Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Fontes:

http://www.mapio.cz/a/14577172/

http://www.citybrazil.com.br/pb/prata/geral_detalhe.php?cat=5

https://pt.wikipedia.org/wiki/Prata_(Para%C3%ADba)

http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=251220&search=%7C%7Cinfogr%E1ficos:-dados-gerais-do-munic%EDpio

http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/PRAT148.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *