O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/11/2016

Petra Ramalho

Atriz, bailarina, escritora, crítica literária, professora e jornalista. Desenvolve há 10 anos uma pesquisa teatral sobre a pintora mexicana Frida Kahlo, e escreveu o espetáculo “Las dos Fridas”.
Data de publicação: novembro 9, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 2 de dezembro de 1976

Formação: Graduada em Língua e Literatura Inglesa e Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (2004)

Atividades artístico-culturais: Atriz, bailarina, escritora e crítica literária

Atividades exercício – profissional: Professora e jornalista

Email: petraramalho@gmail.com

Facebook: https://pt-br.facebook.com/petra.ramalho

Petra Souto Ramalho é filha do jornalista Petrônio Souto e da administradora Sânia Ramalho Souto. Aos 16 anos de idade, estudou na Escola de Dança do Espaço Cultural José Lins do Rego e na Escola Técnica Federal da Paraíba, atual Centro Federal de Tecnologia (CEFET).

Por influência da formação técnica, a jovem cursou Física na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde estudou durante um ano, mas não concluiu a graduação. Após isso, ingressou no curso de seus sonhos: Língua e Literatura Inglesa, se formando no ano de 2000.

Viajou para Florianópolis (SC), onde iniciou uma Pós-Graduação em Psicologia Social, voltando para a capital paraibana em 2002. Nesse ano, começou a fazer Mestrado em Teoria Literária na Universidade Federal da Pernambuco (UFPE).

Sua dissertação de mestrado analisou a dramaturgia do escritor brasileiro Nelson Rodrigues. O estudo se transformou no livro “As Mulheres de Nelson: Representações sociais das Mulheres em Os Sete Gatinhos de Nelson Rodrigues”.

Em 2002, Petra Ramalho começou a estudar prática teatral, participando de cursos e workshops com atores e grupo teatrais nacionais e estrangeiros. Ao longo dos anos, continuou se aperfeiçoando em Teatro e participando de saraus no Projeto Literarte Musical, que promove juntamente com o jornalista Linaldo Guedes. No evento, já fez performances homenageando poetas brasileiros como Augusto dos Anjos, João Cabral de melo neto, Juca pontes, Saulo Mendonça, entre outros.

Trabalhou como atriz no Grupo Experimental de Teatro do Núcleo de Teatro Universitário da UFPB; atriz estagiária do Grupo Teatral Contratempo; e diretora do espetáculo “Fragmentos de Frida”, realizado pelo Grupo Teatral Bacantes da Philipéia. O trabalho foi indicado à premiação nas categorias Melhor Texto, Melhor Maquiagem e Melhor Iluminação no I Encontro Paraibano de Monólogos do Nordeste, realizado na cidade de João Pessoa, em 2004.

No cinema, Petra foi diretora de arte do curta-metragem Alma, de André Morais (2004), e atriz coadjuvante nos filmes Verme na alma, de Torquato Joel (1998), e Funesto, de Carlos Dowling (1999).

Participou do Grupo de Dança Contemporânea da UFPB, dirigido por Guilherme Schulze, e do Grupo de Dança e Improvisação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), liderado por Luciana Fiamoncini.

Fez parte de comissões organizadoras de eventos, como o Workshop Managing ESP Approach in Large Classes (UFPB, 1997), I Jornada Paraibana de Pesquisa em Língua Estrangeira (UFPB,1998), 50 anos sem Frida (UFPB, 2004), Festejando as Artes Plásticas (João Pessoa, 2005) e Centenário de Anayde Beiriz (Sebo Cultural, João Pessoa, 2005).

Apresentou trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais, entre eles o V Seminário Internacional de História da Literatura (Porto Alegre, 2003); X Seminário Nacional Mulher & Literatura, I Seminário Internacional Mulher & Literatura (João Pessoa, 2003); VIII Congresso Internacional ABRALIC (Belo Horizonte, 2002); e II Jornada Internacional sobre Representações Sociais (Florianópolis, 2001).

Entre seus artigos publicados, estão: “As mulheres de Nelson: Leitura d’Os sete gatinhos”, publicado na obra “Por uma militância teatral: estudos de dramaturgia brasileira do século XX”, de Valéria Andrade e Diógenes André Vieira Maciel; e o artigo “A professora em Foco: A categoria professora nas representações sociais de licenciandas em Pedagogia”, publicado no livro “Representações sociais e formação do educador: revelando intersecções do discurso”, de Fernando César Andrade e Carmen Sevilla dos Santos.

Petra Ramalho trabalhou no Jornal A União, onde escreveu artigos e entrevistas com grandes nomes paraibanos e nacionais, como Lourdes Ramalho, Zezita Mattos, Pedro Paulo Rangel, entre outros.

A atriz desenvolve há 10 anos uma pesquisa teatral sobre a pintora mexicana Frida Kahlo. Como um dos resultados do estudo, escreveu o espetáculo “Las dos Fridas”, que homenageia a artista. Em 2014, o trabalho foi apresentado na cidade de João Pessoa (PB), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Fontes:

http://www.escavador.com/sobre/603240/petra-ramalho-souto

http://paraibaja.com.br/82247/cultura/petra-ramalho-e-juliana-lima-sao-atracoes-de-nova-edicao-do-literarte-musical/

https://br.linkedin.com/in/petra-ramalho-40aba0a5

http://paraiba.pb.gov.br/casa-da-ladeira-promove-performance-de-frida-kahlo-e-exposicao-papel-mache/

http://druzz.blogspot.com.br/2005/12/o-que-diz-o-posfcio-do-livro-de-petra.html

http://www.soniavandijck.com/malagrida_evandro.htm

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *