O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/11/2015

Pertnaz

O músico representa o novo RAP feito na Paraíba. Unindo letras bem elaboradas com a originalidade do improviso, e o clima marcante das batidas.
Data de publicação: novembro 9, 2015

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 5 de junho de 1984

Atividades artístico-culturais: Músico, poeta, produtor, beatmaker, mestre de cerimônia e educador social.

Estilo Musical: Rap

Yuri Serra da Cunha, nome artístico “Pertnaz”. Nascido no bairro do Castelo Branco e morador de Mangabeira na Zona Sul de João Pessoa. Há 10 anos arriscou cantar seu primeiro rap. Na época, o artista, diferentemente da maioria, não escrevia suas rimas. Preferia improvisá-las. Essa modalidade, conhecida como “freestyle”, consiste na construção súbita de um rap a partir do que se vê, sente ou imagina.

Pertnaz acredita no poder de transformação social e espiritual da música, sem palavrões e apologias ao crime, drogas e homofobia. O músico representa o novo RAP feito na Paraíba, com identidade. Unindo letras bem elaboradas com a originalidade do improviso, e o clima marcante das batidas que levam conteúdo e diversão ao público.

Pesquisador do elemento RAP, Sequenciador de Timbres Autodidata, Multiplicador, Voluntário e Apresentador em 2007 da Batalha do Segundo Encontro Nordestino de Hip Hop, o artista ainda foi mediador do Debate “Hip Hop e o Novo Mercado”.

Representou João Pessoa no Encontro Nacional de Rapper’s e Repentistas em Campina Grande, e participou da Liga dos MC’s em Recife entrando para a história do maior desafio de improviso do Brasil, vencendo o adversário na terra dele.

Com músicas gravadas em Pernambuco e Alagoas, em 2008, Pertnaz surpreendeu ao lançar oficialmente seu primeiro EP “Tudo muda e nada Altera”. Um trabalho experimental, com uma sonoridade inovadora, simples e sem participações que lhe rendeu o Prêmio do Festival MPB SESC 2008 com a música “Desculpe o modo”. Falando sobre oportunidade e presente em uma coletânea distribuída pela própria instituição.

Ainda em 2008, se destacou no cenário musical do estado após se apresentar no Rap&Repente em Campina Grande, vencer o MPB/SESC em João Pessoa e participar da Liga dos Mc’s em Recife.

Convidado pelo Centro Interativo de Circo e Associação de Morados do Bairro São José para desenvolver um projeto de inclusão que envolvesse arte, educação, cultura e diversão, Pertnaz, conquistou acadêmicos, com sua Oficina de Ritmo e Poesia dentro e fora da instituição patrocinada pela Petrobrás. Promovendo em cada aula, debates, exibições de filmes, exercícios de dicção, elaborações e interpretações de textos e composições, noções de produção, intercâmbios com outras oficinas e profissionais.

Escolhendo um dos bairros com maior índice de vulnerabilidade social para formar comunicadores através da música, PERTNAZ, levou os participantes do Bairro São José (Zona Norte) a vivenciar princípios básicos de educação, incentivando a leitura e abordando temas de caráter racial, familiar, político, econômico, histórico, popular, escolar, religioso, esportivo e de saúde.

Considerado um dos nomes mais importante do Hip Hop nordestino. “O sol nasce pra todos”, é o primeiro disco oficial do músico Pertnaz. Aguardado por diferentes públicos e críticos, o álbum que demorou cerca de 3 anos para ser produzido foi lançado em 2015.  “O sol nasce pra todos” faz um resgate do ideal do movimento e brinca com diversas linguagens e ritmos musicais: o artista misturou rap com baião, passeou pelo samba, brega, mpb e até jazz, para declarar o seu amor à poesia.

O músico narra situações de temas e personagens variados, sempre fugindo do raso e do óbvio. Com a excelente repercussão do videoclipe “Mangabeira” e do vídeo institucional “Eu Acredito na Justiça” em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, Pertnaz conquistou reconhecimento com sua dedicação em projetos sociais, e por acreditar no poder de transformação através da arte, mostrando que veio deixar, de fato sua marca na cultura Hip Hop.

Fontes:

http://pertnaz.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html

http://tnb.art.br/rede/pertnaz

http://www.polifoniaperiferica.com.br/2013/05/pertnaz-e-jorge-d-la-grota-lancam-single-do-sertao-ao-litoral/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *