O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/12/2021

Percussão e Rítmica

O projeto de extensão Percussão e Rítmica surgiu no ano de 2020. A iniciativa veio com o objetivo de realizar práticas de ensino de percussão popular.
Data de publicação: dezembro 6, 2021

Fundação: 2020

Coordenação: Francisco de Assis Santana Mestrinel

Facebook: https://www.facebook.com/laper.ufpb 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJkvZd5u7k65b7URz_cHPgQ 

O projeto de extensão Percussão e Rítmica surgiu no ano de 2020, a partir de outros projetos de extensão organizados no ano de 2019. O coordenador diz que a iniciativa veio com o objetivo de realizar práticas de ensino de percussão popular. No ano de 2020, o projeto passou por transformações devido ao cenário da pandemia causada pelo covid-19 e continua com as ações on-line.

O grupo que forma a extensão possui como coordenador Francisco de Assis Santana, um bolsista, além de colaboradores dos cursos do Laboratório de Percussão e Rítmica da Universidade Federal da Paraíba (LAPER). A extensão é parceira do trabalho do LAPER, então os colaboradores são professores, estudantes e pessoas externas do âmbito acadêmico, o que torna um grupo eclético e diverso.

Dentre as atividades que a iniciativa vem realizando, pode-se falar de cursos ofertados, palestras e produções audiovisuais. O projeto conta com uma parceria com o Grupo de Estudos Coco Acauã que conta com ciclos de oficinas sobre a percussão da Paraíba, principalmente associada à cultura popular paraibana. 

O trabalho vem sendo feito de forma remota com o objetivo de seguir na valorização e desenvolvimento da percussão popular brasileira por ser um campo iniciante na esfera da cultura brasileira. A organização da extensão se dá por reuniões online na plataforma Google Meet, reuniões do LAPER quinzenalmente e o planejamento das ações sobre o que cada equipe planeja realizar.

Jaqueline Rodrigues

Fontes: 

Entrevista com Francisco Assis

Imagens: Reprodução/Facebook – @laper.ufpb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *