O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/06/2020

Pedras de Fogo

Pedras de Fogo é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa.
Data de publicação: junho 10, 2020

Município: Pedras de Fogo – PB 

Localização: Região de João Pessoa 

Data de emancipação: 5 de maio de 1953

Gentílico: pedras-foguense

Distância  de João Pessoa: 41 km 

Área: 400,4 km² 

População: 28 458 habitantes (IBGE 2019)

Densidade Demográfica: 71,1 hab/km²

Clima: Tropical 

Vegetação: Mata Atlântica 

Altitude:177 m 

Contato:(83) 3635-1081 

Facebook: www.facebook.com/prefeituradepedrasdefogo 

 

História

Em 23 de dezembro de 1860, o Capitão-general André Vidal de Negreiros doou à Nossa Senhora do Itambé, o engenho novo de Goiana, com as terras que se estendiam à Paraíba, e para dirigi-lo foi criado um colegiado de 3 testamenteiros, do qual participava a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa. Esta, com o falecimento dos outros dois e simulando cumprir a vontade do testador, mandou um de seus membros para gerir os destinos do patrimônio, que, além de se apropriar dos seus rendimentos, revelou total desleixo, a ponto de deixar ruir a capela em torno da qual tivera origem o povoado de Desterro.

Pouco tempo depois, o povoado começou a decair e sua população transferiu-se para Pedras de Fogo, pequeno núcleo populacional formado em terras paraibanas, originado de uma feira de gado. Logo no início dessa mudança, surgiram sérias divergências internas, entravando o progresso que então se verificava, mas, apesar disso o pequeno núcleo cresceu e se desenvolveu. A Emancipação Política do Município de Pedras de Fogo ocorreu no dia 05 de maio de 1953.

Desde então, Pedras de Fogo tem sido ponto de destaque na historiografia paraibana e tem relação próxima com o igualmente valente e bravo estado de Pernambuco, através da cidade de Itambé. Pedra de Fogo e Itambé surgiram como um único aglomerado urbano e, mais tarde, se separaram por questões políticas. Pedras de Fogo foi primordialmente habitada por indígenas das nações Tabajara e Potiguara, tendo este último se situado mais tarde ao norte do Município, ou seja, no local onde hoje está situada a Zona Urbana de Pedras de Fogo. 

Vizinho dos municípios de JuripirangaItambé e Condado, Pedras de Fogo se situa a 15 km ao Norte-Leste de Itambé a maior cidade nos arredores. Entre os personagens mais ilustres da história de Pedras de Fogo, destaca-se o Capitão André Vidal de Negreiros, oficial das tropas portuguesas que expulsaram os holandeses da Província, durante o processo de colonização.

Em Pedras de Fogo a manifestação popular é muito bem representada pelo grupo Cavalo Marinho Boi de Ouro, conduzida pelo Mestre Araújo. A dança do cavalo-marinho é uma denominação atribuída ao folguedo popular que se caracteriza como teatro, incluindo música, dança e poesia, representando por 73 personagens. Sua apresentação pode durar até 8 horas. Sendo executado por instrumentos como rabeca, pandeiro, reco-reco e ganzá. 

A encenação é executada em uma roda, tradicionalmente composta por homens. Atualmente as mulheres também participam da brincadeira cavalo-marinho através da dança, de vestimentas coloridas, com gestos e cacoetes, sem a utilização de métodos convencionais da gramática. A dança do cavalo-marinho geralmente é passada de pai para filho e como se fosse uma herança de família. De fato, os brincantes do cavalo-marinho, desde de criança contam a cultura da sua cidade ou bairro, com o coco-de-roda, maracatu, ciranda, desenvolvendo em si, o próprio estilo de dançar o folguedo. 

                                                                                                                      Israela Ramos

 

Fontes:

http://www.pedrasdefogo.pb.gov.br/municipio/historia/

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/pedras-de-fogo/historico

https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-pedras-de-fogo.html

https://www.facebook.com/prefeituradepedrasdefogo/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *