O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/10/2019

Pedra Branca

Pedra Branca é uma cidade localizada na Região Metropolitana do Vale do Piancó, região do semiárido paraibano. 
Data de publicação: outubro 16, 2019

Município: Pedra Branca – PB

Localização: Região Metropolitana do Vale do Piancó, Sertão Paraibano

Distância de João Pessoa: 447 km

Clima: A temperatura oscila por volta dos 26,5ºC

Vegetação: Caatinga

Gentílico: Pedra-Branquense

Emancipação Política: 30 de março de 1964

 

Pedra Branca é uma cidade localizada na Região Metropolitana do Vale do Piancó, região do semiárido paraibano.  De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 3.721 habitantes. Área territorial de 194 km².

Pedra Branca é vizinha dos municípios de Aguiar, Coremas e Piancó, se situa a 31 km a Norte-Leste de Itaporanga, a maior cidade nos arredores. 

História

No século XVIII Pedra Branca pertencia ao município de Itaporanga, conhecida como Sítio Pedra de Fumo, porque naquela época os viajantes se encontravam numa pedra que existia um pé de fumo. O povoado Pedra de Fumo surgiu graças a Adauto Oliveira e Silva, que buscando realizar o sonho de Solidônio Leite (foi um advogado, filólogo e intelectual brasileiro), idealizou a construção de uma capela, sendo sugerido por Laura de Sousa Oliveira a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como  padroeira, a capela foi construída no terreno doado Joaquim Oliveira da Silva, por esta razão, Adauto Oliveira e Joaquim Oliveira são tidos como uns dos principais fundadores do povoado.

As primeiras pessoas a habitarem o sítio, foram Adauto Oliveira e Silva e Petrolino Epaminondas de Sousa, Raimundo Epaminondas de Sousa, Antônio Araújo Sobrinho, Laura de Sousa Oliveira, Joaquim Oliveira e Silva, Laurindo Gomes e Cândido Gambarra. Por volta de 1860, Raimundo Epaminondas de Sousa instalou um engenho de cana que possibilitou que inúmeras pessoas fossem empregadas, e nos arredores construíram suas casas.

As primeiras casas pertenciam a família de Raimundo de Araújo, em seguida as casas de Antônio Araújo Sobrinho e depois de Joaquim Oliveira e Silva.

Foi fundada uma Escola Eliminar Rural Mist em 1938, a primeira a funcionar no sítio Pedra do Fumo, na casa do senhor Antônio de Sousa Oliveira, a primeira professora se chamava Tertuliana Gomes da Silva, que foi transferida para Diamante (município localizado na região metropolitana do vale de Piancó), sendo posteriormente substituída pela professora Laura de Sousa Oliveira.

Foi somente em 1953 foi edificada a igreja que hoje serve como Matriz, ainda com a padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Com o crescimento do povoado, em 19 de dezembro de 1959, o povoado foi elevado a distrito, através do projeto do Deputado Estadual Balduíno Minervino de Carvalho, e posteriormente pela visita do Frei Damião de Bozzano, foi solicitado por ele a mudança do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca, a proposta foi aceita por unanimidade.

Em 30 de março de 1964 ocorreu a emancipação política, através da Lei Nº 3.152, com a modificação do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca.

Denis Teixeira

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Solid%C3%B4nio_Leite

http://www.famup.com.br/paraiba/pedra-branca/

https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-pedra-branca-pb.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_Branca_(Para%C3%ADba)

http://severopb-severopb.blogspot.com/2013/03/historia-da-cidade-de-pedrabranca.html

https://www.mbi.com.br/mbi/biblioteca/simbolo/municipio-pedra-branca-pb-br/

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/pedra-branca/historico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *