O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/08/2021

Paulo Cruz

Paulo Cruz é criador de quatro novos estilos de viola nordestina, o Aboio de Vaqueiro, o No Percurso do Solo Paulistano, o Quadrão Romano, e o Rojão Fim de Festa.
Data de publicação: agosto 1, 2021

Naturalidade: Solânea/PB

Nascimento: 11 de fevereiro de 1973

Atividades artístico-culturais: Poeta, Repentista, Músico, Letrista

Filho e sobrinho de poetas e escritores, o paraibano Paulo Cruz adentrou às terras da poesia por influência de seu pai, o também poeta Juvenal Severino da Cruz. Se profissionalizou na música aos dezenove anos, mas já cantava desde os dezesseis, tendo se apresentado com renomados repentistas da região, como Simeão Caetano, Jorge Belarmino, João Lourenço, Sebastião Cirilo, entre outros.

Aos vinte e dois anos mudou-se para a capital paulista, onde morou pelos próximos treze anos, e por lá se apresentou com vários outros repentistas de renome na região, em festivais de repente, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Osasco, na Fábrica da Wolkswagen do ABC Paulista, em programas de rádio e também de televisão, como o do apresentador Gilberto Barros, que na época estava na TV Bandeirantes.

Paulo Cruz é criador de quatro novos estilos de viola nordestina, o Aboio de Vaqueiro, o No Percurso do Solo Paulistano, o Quadrão Romano, e o Rojão Fim de Festa. Os quatro substituem estilos já existentes de viola nordestina, respectivamente o Boi da Cajarana, o Martelo Alagoano, o Quadrão Alagoano, e o Coqueiro da Bahia.

O artista tem quatro discos de repente gravados e um álbum de 12 faixas autorais chamado Momentos Sublimes, que teve seu lançamento na cidade de Solânea. Suas músicas abordam temáticas como a raça negra, os poetas literários, meditação, honestidade, auto-realização e outras temáticas da natureza humana.

Além disso, já assinou dedicatórias em biografias dos paulistas Emidio de Souza, ex-prefeito da cidade de Osasco/SP, e José Ferraz de Campos, professor Patrono da escola da Vila Jaguara/SP. Comandou programas de rádio como o Cânticos da Natureza, na rádio Integração do Brejo, em Bananeiras/PB, e na Rádio Tabajara, da capital paraibana.

Radicado na cidade de João Pessoa, hoje em dia Paulo Cruz organiza atividades como o Festival dos Repentistas, promovido pelo seu projeto Cânticos da Natureza, além de continuar fazendo seus shows pelas mais variadas localidades do estado.

CDs Gravados:

  • Fatos e Realidades – 2007 (com o poeta Moisés Belarmino)
  • No Percurso do Repente – 2007 (com o poeta Auremir Caetano)
  • Do Sertão ao Litoral – 2010 (com o poeta João Lourenço)
  • Momentos Sublimes – 2010 (canções autorais)
  • O Nordeste é Desse Jeito – 2012 (9 faixas de repente de sua autoria)

Adailson Paiva

Fontes:

Release do Artista

https://www2.pbagora.com.br/noticia/Cultura/20180916062122/festival-de-repentistas-acontece-hoje-no-municipio-de-bayeux

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *