O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/03/2022

Parque Solon de Lucena

O Parque Solon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa, é um espaço público da cidade de João Pessoa,  capital  da Paraíba. Considerado cartão postal da cidade, é um dos principais símbolos da cidade.
Data de publicação: março 5, 2022

Localização:  Centro, João Pessoa – PB, 58013-1

Inauguração: 1922

Área: 15 hectares

O Parque Solon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa, é um espaço público da cidade de João Pessoa,  capital  da Paraíba. Considerado cartão postal da cidade, é um dos principais símbolos da cidade, estando  situado no centro da capital paraibana,  apresenta belos jardins e uma lagoa,  com um grande espelho d’água circular e cercado por palmeiras imperiais.

Sua localização centralizada, é  palco de importantes acontecimentos sociais e por  sua História, ela é conhecida também como Lagoa, Lagoa Sólon de Lucena, Lagoa dos irerês ou Parque Solon de Lucena, encontrando – se sobre a proteção do Instituto do patrimônio histórico e artístico do estado da paraíba (Iphaep) onde, por meio deste  sua importância histórica é ressaltada para a Paraíba. No século XX ficou conhecida como lagoa dos irerês em virtude do grande número de marrecos que havia nadando em suas águas, A mesma foi transformada em espaço público em 1922, onde surgiu a denominação Parque Solon de Lucena, em homenagem ao governador da época.

Na década de 1920 foram criados os serviços de saneamento e de abastecimento de água, projeto elaborado pelo escritório Saturnino de Brito . A lagoa dos irerês foi então saneada e em seu local surgiu o Parque Solon de Lucena.

Um detalhe histórico sobre a Lagoa data que  em 25 de agosto de 1975, enquanto autoridades militares promoviam passeios em uma balsa para comemorar a Dia do Soldado ocorreu uma tragédia de grandes proporções causada pelo número excessivo de passageiros embarcados nesse veículo aquático, levando à morte por afogamento trinta e cinco pessoas, das quais vinte e nove eram  crianças.

Hoje o Parque Solon de Lucena oferece lazer e segurança 24 horas à população da cidade e aos turistas que visitam a capital paraibana.

O local conta com 12 praças , ciclovia, pista de cooper , pista de skate, parede de escalada e um deck para festas e eventos disponíveis gratuitamente, possui também 14 quiosques, todos com banheiros públicos e um posto policial para atendimentos para quem precisar.

O verde também é uma das marcas do Parque da Lagoa, que tem 215 Palmeiras e outras 738 árvores nativas (Pau-Brasil, Sibipiruna, Gameleiras, Oitizeiros, Pitombeiras, Ipês amarelos, róseos e roxos) e exóticas (Ficus macrocarpa, Castanholas, Cassia ferruginea).

Aos sábados e domingos o parque oferece entretenimento voltado para toda família com apresentação de teatro, shows musicais, atrações circenses, roda de capoeira, ciranda, maracatu, entre outros.

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_S%C3%B3lon_de_Lucena

http://www.ipatrimonio.org/joao-pessoa-parque-solon-de-lucena/#!/map=38329&loc=-7.117937472706632,-34.87314820289612,15

http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/parquedalagoa/

https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=442088&view=detalhes